Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Leve, simples e prática, filmadora SMX-C200 da Samsung é ideal para iniciantes


Com um design diferente, a SMX-C200 da Samsung possui a lente levemente inclinada para facilitar a empunhadura. Mas, infelizmente, é justamente na lente da câmera onde mora o maior problema: o zoom óptico dela é de apenas 10 vezes, enquanto produtos similares do mercado chegam a 40 ou 70 vezes. A SMX-C200 não possui memória interna e grava exclusivamente em cartões SD, que não acompanham o produto, portanto, não se esqueça de comprar um.

Indicada para quem quer colocar vídeos na internet e está dando seus primeiros passos no mundo audiovisual, a câmera da Samsung tem vários modos pré-programados: esporte, retrato, foco de luz, praia, neve, alta velocidade, alimentos, queda d´água, luz do dia, nublado, fluorescente, incandescente, noite, escuridão. Outra coisa bem bacana são efeitos que podem ser aplicados diretamente na captação da imagem como, por exemplo, gravar em negativo ou relevo, e também saturar para uma cor específica.

Outra característica que a diferencia das demais do mercado é a capacidade de tirar fotos tanto no formato 16:9 (widescreen), quanto 4:3, com resolução de 1,9 Megapixel. Não é lá essas coisas se o seu objetivo for imprimir as imagens, mas para exibir nas telas ou em sites é mais que suficiente.

A bateria causou espanto durante os testes no laboratório: durou 2 horas e 40 minutos. Para esse tempo, é preciso utilizar um cartão de 8GB para captar vídeo na qualidade SD. É um bom formato para ser exibido em TVs tradicionais. Esse modelo não grava em HD.

Um recurso interessante da SMX-C200 é um programa de tratamento e gerenciamento de imagens, que vem embutido no aparelho. Basta conectar o equipamento no PC e executar. Com esse software você edita vídeos e aplica vários efeitos nas fotos. O programa também facilita a conexão com a internet. Os vídeos e fotos podem ser enviados diretamente para redes como YouTube, Facebook ou Flickr.

A filmadora pode ser encontrada nas lojas por R$ 539,00 nas cores preta, vermelha, roxa e azul, e pesa apenas 145 g.

Olhar digital

A qualidade da imagem desta filmadora é excelente. O custo-benefício é muito bom, pois tem tanta qualidade quanto outras câmeras similares e que custam no mínimo R$ 1000,00. Em 2006 comprei para trabalho uma filmadora que utilizava fitas mini-DV, mas hoje em dia não há tempo a perder, passando o conteúdo da fita para o computador e esperando o arquivo ser processado. O dinamismo das filmadoras de memória flash está no fato de rapidamente poder se acessar os arquivos no computador, como se estivesse acessando arquivos em um pendrive.


Vídeos de teste:











Nenhum comentário: