Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Google é processado por rastrear localização de usuários e outras notícias similares



Duas americanas processaram o Google nesta quarta-feira pelo rastreamento da sua localização através de seus smartphones com Android. As mulheres querem transformar o processo em uma ação coletiva e pedem US$ 50 milhões em danos, bem como uma ordem judicial para impedir a companhia de rastrear a localização dos usuários.
O Google admitiu nesta semana que dispositivos equipados com Android registram a localização dos aparelhos, mas um porta-voz da empresa afirmou que os dados são coletados de maneira anônima, sem serem relacionados a um usuário específico e que são apagados quando os usuários reconfiguram seus telefones.
Na semana passada, dois clientes da Apple também decidiram levar a companhia aos tribunais devido ao sistema oculto de rastreamento de movimentos dos usuários no iPhone e no iPad.

Google

iPhone guarda secretamente dados de localização dos usuários

Dois pesquisadores de segurança descobriram que o iPhone e o iPad mantém gravados no aparelho as informações de todos os lugares em que você esteve. Segundo Pete Warden e Alasdair Allan, os aparelhos armazenam esses dados e compartilham com dispositivos sincronizados com o iPhone ou o iPad. O mais assustador é que essas informações não são criptografadas e, segundo os especialistas, podem ser visualizadas por qualquer pessoa. As informações são do jornal The Guardian.
O arquivo armazenado no telefone guarda as coordenadas da localização do usuário - latitude e longitude - e relaciona a um horário. Com um programa simples, alguém que tenha acesso ao telefone pode identificar os movimentos do proprietário e até mesmo sua rotina usando um programa simples. Segundo Warden e Allan, esses dados começaram a ser guardados com a atualização do iOS 4.
Os especialistas em segurança criaram um aplicativo que transforma esses dados em um mapa, que mostra todos os passos do dono do iPhone desde a compra. Segundo o The Guardian, no termo para utilização dos serviço do iTunes, os usuários aceitam que a Apple coletem, usem e compartilhem dados de localização. A Apple não quis informar porque o arquivo é criado e se a funcionalidade pode ser desativada.
Fonte


Lembrando que o google sabe tudo o que pesquisamos e fazemos na internet também. Não existe privacidade total hoje em dia.

Nenhum comentário: