Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Internet sem fio já funciona em áreas públicas em S. José




Promessa de campanha do governo Eduardo Cury (PSDB), serviço é gratuito e permite acesso a partir de equipamentos como notebooks e celulares; em teste feito ontem pelo O VALE o sistema apresentou falha

Filipe Manoukian
São José dos Campos

Sem alardes, a Prefeitura de São José colocou em funcionamento a internet sem fio gratuita em sete áreas públicas da cidade, na madrugada de ontem.

Promessa de campanha do atual governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB), o sistema permite que qualquer pessoa acesse a internet, a partir de equipamentos eletrônicos com a tecnologia Wi-Fi (como notebooks, netbooks, celulares e tablets) de forma gratuita.

O ‘pacote online’, que contempla o Parque da Cidade (zona Norte e o Parque Santos Dumont (centro) --o Vicentina Aranha ficou de fora-- e cinco poliesportivos (leia quadro nesta página), custou R$ 156 mil à prefeitura. Pelo valor, a empresa contratada deverá manter o sistema em funcionamento por dois anos.

O primeiro dia de funcionamento foi tímido. Quase a totalidade das pessoas abordadas por O VALE desconheciam o novo sistema.

“Moro aqui do lado \[do Santos Dumont\] e não sabia. Quem vai gostar é minha filha, que leva o netbook dela aonde vai”, afirmou a advogada Maria Tereza Moreno, 42 anos.

Pequenas placas, instaladas na entrada do Parque Santos Dumont e nos arredores da residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade, informam os visitantes da facilidade.

Teste. Ontem, O VALE testou o sinal nos dois parques e a rede apresentou falha. Depois de conectado, a navegação é rápida --ideal para acesso a e-mails, redes sociais, sites noticiosos e comunicadores instantâneos. Porém, o primeiro acesso é burocrático e apresentava problemas ontem no Parque Santos Dumont.

A rede exige um pré-cadastro para permitir a navegação. Nome, e-mail e CPF do internauta são obrigatórios para liberação da senha de acesso.

Em tese, durante os 15 minutos iniciais, o sistema deveria permitir a navegação, tempo para o usuário acessar seu e-mail pessoal, obter a senha e fazer o login. Na prática, isso não funcionou ontem.

O VALE só conseguiu acesso a outros sites --além da página inicial de login-- ao ‘chutar’ a senha 1234, pois foi impossível obter a senha no e-mail.

Outro lado. A prefeitura informou ontem que se tratava de uma falha comum a um sistema novo e que seria corrigida.

O governo disse também que dará início na próxima semana a uma campanha de divulgação da facilidade.

Saiba Mais
O que
Internet gratuita em São José
Onde
No Parque da Cidade, Parque Santos Dumont e poliesportivos Cerejeira, Vila Tesouro, Altos de Santana, Campo dos Alemães e São Judas Tadeu
Uso
Qualquer pessoa com aparelhos Wi-Fi pode navegar na internet, entre as 7h e 22h

O Vale


Cury é um rei midas ao contrário. Tudo o que ele implanta dá errado e não funciona direito.Deveria colocar computadores novos na rede pública de ensino e com internet rápida, além de criar lan houses públicas de qualidade. Dinheiro pra isso tem.
Além disso: Com a péssima segurança pública que recebemos do governo tucano do Estado de São Paulo, com poucos policiais e a péssima segurança provida pelos guardas municipais, alguém tem mesmo coragem de ficar em uma praça pública ostentando um notebook?

Um comentário:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Quero ver se o Cury e seus cupinchas loteados nos cabides da prefeitura têm coragem de abrir um laptop no Campo dos Alemães, as 5 horas da tarde, no parquinho, pra brincar na internet. E não vale usar dentro do carrinho oficial com ar-condicionado.