Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Menino que recebeu transplante de coração apresenta melhora



O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras (zona sul do Rio), informou nesta sexta-feira que o menino Patrick Hora Alves, 10 --que recebeu transplante de coração--. apresenta melhora progressiva.

Segundo o boletim médico, o garoto permanece sedado, mas o quadro clínico evolui desde que o suporte cardíaco foi retirado, na última quarta-feira. O coração da criança funciona sem o auxílio de aparelhos.

O garoto foi a primeira criança do Brasil a conviver com um coração artificial por cerca de 30 dias. Ele sofre de uma doença genética chamada miocardiopatia restritiva --doença que faz com que as paredes do ventrículo fiquem mais grossas e rígidas, dificultando o bombeamento de sangue.

Por causa de dois coágulos no coração, o órgão acabou se deteriorando após uma das cirurgias para a retirada desses coágulos. O coração artificial poderia ficar no corpo da criança por até três meses.

O transplante ocorreu no último dia 15. Patrick deve permanecer internado por pelo menos 30 dias, e terá de tomar medicamentos para evitar a rejeição do órgão pelo resto da vida, mas poderá levar uma vida normal, de acordo com os médicos.


Folha

A ciência salvou ele. Se seus parentes tivessem rezado para ele ficar bom, ele teria morrido.

Nenhum comentário: