Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Macaco identifica período fértil de fêmea que é sua "conhecida"


Uma macaca rhesus fica com a face mais escura quando está ovulando, e os machos captam esse sinal. Mas alguns deles recebem a mensagem de forma mais clara do que outros.

O estudo, publicado na edição online de "The Proceedings of the Royal Society B", afirma que pesquisadores encontraram evidências experimentais de que os machos são muito melhores em captar sinais das fêmeas que eles já conhecem do que entre as que lhes são estranhas.

Os cientistas testaram macacos machos soltos em Porto Rico, apresentando-lhes imagens de rostos de fêmeas durante períodos férteis e inférteis.

Os machos que já conheciam as fêmeas contemplaram os rostos escurecidos por mais tempo, sugerindo que estavam entendendo a diferença.

Os machos de outros grupos, que não conheciam as fêmeas, não demonstraram qualquer interesse adicional pelas fêmeas férteis (com rosto escurecido).

Os pesquisadores especulam que o macho não se sinta atraído apenas pelo rosto mais escuro, mas também pelo grau de escurecimento do rosto de uma fêmea quando ela ovula.

Para fazer esse discernimento, o macho precisa conhecer a fêmea.

O principal autor do estudo, James P. Higham, estava na Universidade de Chicago quando conduziu a pesquisa, mas hoje trabalha no Centro Alemão de Primatas, em Goettingen.

Ele afirma que os seres humanos parecem enfrentar o mesmo problema quando interpretam comunicações não-verbais.

"Se você não conhece a amplitude dos sinais oferecidos por um indivíduo, fica difícil saber o que eles significam", explica ele. "Não acho que isso já tenha sido estudado em humanos, mas é o tipo de efeito que parece intuitivo."

Folha

Curiosa estratégia evolutiva desenvolvida por estes nossos primos tão próximos.

Nenhum comentário: