Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Excelente documentário sobre a Coreia do Norte

Estava procurando algo para assistir sobre este triste país quando achei este documentário, do excelente canal National Geographic:




Zonas de Guerra: Coreia do Norte

Além de ser obrigado a se desfazer de seu celular, GPS e até do jornal, Diego Buñel ainda precisa fingir que é ator para poder entrar na Coréia do Norte. Cada passo seu é monitorado por dois observadores, que o seguem aonde quer que ele vá.
Começando pela capital Pyongyang, Diego hospeda-se em um hotel construído numa ilha. Lá, os visitantes são impedidos de fazer contato com os locais e todos os quartos têm escuta telefônica.
Quando vai a uma missa na cidade, Diego descobre que não há padres ordenados na Coréia do Norte: a missa é celebrada por membros do partido. Diego também visita um parque de diversões onde as crianças têm a oportunidade de "acabar com o imperialismo americano" através de um jogo.
Ao aventurar-se até o maior estádio do mundo, Diego assiste a um espetáculo onde 100 mil dançarinos celebram os 60 anos de ditadura. Enquanto a cerimônia passa uma imagem de felicidade e união, o quadro não é tão pitoresco no interior do país.
Os efeitos da pobreza, da fome e da opressão deixaram marcas profundas nos rostos das pessoas e na paisagem. Mesmo em Pyogyang, os sinais da repressão se fazem presentes.
A contar pelo número de danças que se pode encenar (de 5 a 7, de acordo com um membro do partido), até as imagens de Kim Jung Il, que estão por toda parte.



Baixe o documentário aqui.





A Coreia do Norte é a representação perfeita do mundo de 1984, de George Orwell. Sem direito à democracia, sem que os cidadãos possam questionar o governo, com uma pobreza gigantesca e um ditador megalomaníaco que não quer saber de abertura ao capital, ameaçando a Coreia do Sul e o Japão com suas armas nucleares, em troca de alimentos. 
Até a China e Cuba, com Raul Castro, ainda que à passos curtos têm demonstrado mais abertura que o regime comunista norte-coreano. 
Quem sabe o dia a mosca do questionamento e da revolução que picou recentemente os povos do Egito e da Líbia um dia chegue à este país com cultura milenar.


Se preferir, assista no youtube:






Nenhum comentário: