Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cientistas descobrem fósseis com 1 bilhão de anos em lago escocês


Cientistas encontraram fósseis preservados de organismos que viveram no fundo de lagos há pelo menos um bilhão de anos no Lago Torridon, na costa oeste da Escócia. Segundo os especialistas, os fósseis marcam um importante momento na evolução das espécies, quando bactérias simples tornaram-se conjuntos de células mais complexas, capazes de realizar fotossíntese e reprodução sexuada. As informações são do site do Daily Mail.
O professor Martin Brasier, da Universidade de Oxford, disse que os novos fósseis mostram que "o movimento em direção a complexas células começou muito antes do que se pensava". Os especialistas acreditam que esses organismos deram origem às algas verdes e plantas terrestres.
"O estudo aponta que a vida na terra neste momento era mais abundante e complexa do que o previsto", disse Charles Wellman, da Universidade de Sheffield. Segundo ele, por muito tempo os continentes foram considerados "estéreis de vida, ou no máximo com uma insignificante biota de cianobactérias".
De acordo com os cientistas, cerca de 500 milhões de anos após o aparecimento dessas primeiras formas de vida, a superfície da Terra começou a ser colonizada por vetegação simples, como liquens, musgos e hepáticas. Na mesma época, os primeiros animais começaram a migrar para fora do mar.
"Foi, sem dúvida esses organismos que ajudaram a transformar nossa paisagem, de um deserto árido e pedregoso, em um lugar verde e agradável", afirmou o professor Brasier. A pesquisa foi divulgada na revista Nature.

Terra

O que mais irrita os criacionistas (bando de fanáticos religiosos) é que sempre aparecem mais descobertas que só corrobam mais ainda a biologia evolutiva, enquanto seus dogmas de fé estão distantes da ciência.

Um comentário:

Celso F. Araujo disse...

A bíblia dos crisãos diz que a Terra foi criada há 5.000 anos...