Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mulheres estacionam melhor do que homens, diz pesquisa



Uma pesquisa realizada pela maior rede de estacionamentos da Inglaterra colocou um ponto final na polêmica sobre quem é melhor ao estacionar um carro: homensou mulheres. Depois de analisar o tempo gasto e outros quesitos relacionados à habilidade para fazer a tarefa, a empresa NCP concluiu que elas são as vencedoras.

Para chegar ao resultado, 2.500 motoristas de ambos os sexos foram avaliados e deram suas opiniões sobre suas próprias habilidades e visões sobre o sexo oposto. Depois, as notas de todos os aspectos foram somadas e a média foi tirada. Em um total de 20, as mulheres ficaram com a nota 13,4 e os homens levaram 12,3.

O critério da posição final do carro foi o que mais pesou na avaliação final e foi um dos que elas se mostraram mais capazes. Enquanto 53% delas deixaram o carro centralizado na vaga, só 25% deles fizeram isso. Elas também se mostraram mais perfeccionistas, ao reposicionar o veículo mais vezes para chegar à melhor posição, sendo 56% delas contra 29% deles.

Esse empenho fez com que as mulheres ficassem pior em um dos critérios, o de tempo para estacionar. Enquanto os homens demoraram, em média, 16 segundos para encostar, elas gastaram 21 segundos. Pelos cálculos da NCP, considerando que cada pessoa estaciona seu carro 1.004 vezes por ano, elas levariam 12 dias de suas vidas fazendo isso, enquanto eles gastariam nove – aplicando-se o padrão de uma pessoa que começa a dirigir aos 20 anos e para aos 70.

Mas, antes de usar o argumento da velocidade a seu favor, os homens ainda precisam considerar outro ponto. A pressa fez com que eles perdessem em outro quesito: o de encontrar vagas mais rapidamente. Segundo a pesquisa, 92% das mulheres acharam vagas com mais facilidade, enquanto só 64% deles foram mais ágeis. Isso porque, ao serem impacientes e dirigirem rápido demais, eles acabam deixando para trás os lugares vazios por onde passam.

Outros dois quesitos avaliados foram a boa ou muito posição do carro antes de estacionar e a entrada na vaga com a marcha à ré, considerada a mais adequada pelos instrutores. Em ambos elas se saíram melhor.

Autoconfiança

Apesar de elas terem sido mais bem sucedidas nos testes, o levantamento mostra que os homens são muito mais autoconfiantes do que elas. Segundo o estudo, só 18% das mulheres acreditaram ser melhores para estacionar do que os homens e só 28% delas disseram ser melhores do que seus parceiros.

Os representantes masculinos também se mostraram um pouco modestos, quando disseram demorariam bem mais para estacionar um carro do que os 16 segundos que levaram na realidade. Mas, ainda assim, não aliviaram a pressão sobre as mulheres. A maioria (78%) especulou que elas demorariam mais do que 21 segundos para estacionar.

A autoconfiança dos homens fez com que eles ficassem mais desleixados no posicionamento dos carros, já que só 29% preferiu ajeitar a posição após colocar o veículo na vaga. Mesmo assim, a pesquisa mostrou que a maioria deles prefere espremer o carro em vagas difíceis quando estão acompanhados de uma mulher, só para impressionar a passageira.


Revista Exame

Nenhum comentário: