Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sonda russa pode ter caído no Brasil



Segundo o astrônomo Carlos Bella, a sonda russa Phobos-Grunt pode não ter caído no sul do Oceano Pacífico neste domingo (15), ao contrário do que fontes militares russas informaram a princípio.

A sonda de US$ 165 milhões, projetada para recuperar amostras de solo da lua Phobos, de Marte, seria a primeira missão bem-sucedida interplanetária da Rússia, em mais de duas décadas.

Durante o lançamento com problemas em 8 de novembro, o objeto ficou preso em órbita e, desde então, vinha aos poucos perdendo altitude, devido à atração gravitacional.




Ontem, o Min. de Defesa Russo lançou uma primeira nota, informando que a sonda havia caído próxima a costa do Chile, porém uma segunda nota emitida, segundos depois, informou que os cálculos de balística apontaram que a sonda havia reentrado a atmosfera sobre o Brasil, mais especificamente sobre o estado de Goiàs às 15:59 (horário de Brasilia). Os principais meios de comunicação do Brasil divulgaram apenas a primeira nota. O site Satflare, de rastreamento de satélites, indica uma possível queda no Brasil.

Sites de notícias russos também estão especulando que a Phonos-Grunt pode ter caído em Goiás (veja aqui).

A sonda contém material radioativo, que era utilizado como fonte de combustível para a mesma. Técnicos da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) em Goiás foram avisados, para que equipes tentassem rastreá-la.

Nenhum comentário: