Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desocupação do Pinheirinho gera tumultos; moradores estão em abrigos












Em menos de uma hora, a polícia tomou controle do Pinheirinho neste domingo (22), em São José dos Campos. Mais de 700 pessoas estão abrigadas em um ginásio e uma escola no Campo dos Alemães. Apesar de terem recebido colchões, alimentação, cobertores e um jogo de banho, os desabrigados reclamam de más condições.




Confira fotos da desocupação aqui, tiradas pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL).




Um cinegrafista amador registrou os depoimentos de algumas pessoas, alojadas em um abrigo da prefeitura:









José Carlos, ferido durante a desocupação

Feridos

Há relatos de 15 pessoas feridas durante a operação da PM. Duas, são conhecidas: O presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, José Carlos Souza e David Washington Furtado, morador do Pinheirinho.

A reportagem do Nossa Jacareí apurou e até agora, não há indícios de que houve mortes na operação, apesar de rumores, principalmente na internet.



Caos e depredação







Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AEA

A unidade da Fundhas, do Campo dos Alemães, foi depredada na tarde de ontem. Computadores e outros eletrônicos foram roubados. A biblioteca foi queimada. A Padaria Dom Pedro (na zona sul), pertencente ao vereador Robertinho da Padaria (PPS), foi incendiada. O fogo foi contido inicialmente por moradores.

Ao menos 10 carros, incluindo um veículo da TV Vanguarda, foram incendiados.




Sistema de ônibus de São José sofre alterações

De acordo com a Secretaria de Transportes de São José, todas as linhas de ônibus da zona sul da cidade sofreram alterações de itinerário nesta segunda (23).




As linhas que passam pelo Bosque dos Eucaliptos com sentido ao Campos dos Alemães, Interlagos, Dom Pedro, Cruzeiro do Sul, Residencial União e Chácaras Reunidas irão somente até a Praça das Bandeiras no fim da avenida Andrômeda, no Bosque dos Eucaliptos.




Os que entram pela estrada velha vão até o trevo do supermercado Coop, no Jardim América.


Protestos ontem e hoje





Protestantes no Museu de Arte de São Paulo. Foto: Pedro Moraes-twitter



Em protesto à desocupação, manifestantes bloquearam totalmente a rodovia Dutra, próximo ao km 154 no sentido Rio de Janeiro, por volta das 13h30 deste domingo. A rodovia foi liberada às 15h.




Cerca de 500 manifestantes fecharam o sentido Consolação da avenida Paulista, na capital, em protesto contra a reintegração de posse do Pinheirinho. O número de manifestantes é uma estimativa da Polícia Militar, que monitora a manifestação.




Os manifestantes se concentraram no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e saíram em passeata pela avenida por volta das 18h. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o tráfego é desviado para a rua São Carlos do Pinhal, e há congestionamento desde a praça Oswaldo Cruz.




Nesta segunda (23), um novo protesto de moradores e apoiadores da comunidade deve ocorrer em São José dos Campos. Os manifestantes planejam a concentração do ato para as 9h na praça Afonso Pena, no centro da cidade.  Ontem, os moradores protestaram em frente a casa do prefeito da cidade, Eduardo Cury (PSDB).



Questão jurídica


O presidente do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Ari Pargendler, declarou que a competência de decisão sobre a reintegração de posse do acampamento sem-teto do Pinheirinho era da Justiça Estadual, e não da Justiça Federal, que tentou barrar a desocupação. Assim, o STJ atesta a legitimidade da retirada dos moradores.


Sobre o Pinheirinho



A área do Pinheirinho possui 1.3 milhões de metros quadrados e pertence à massa falida Selecta S/A, empresa do famoso especulador Naji Nahas. Mais de 7 mil pessoas moravam no local.


Equipe do NJ esteve no Pinheirinho, no dia 14 de janeiro







Foto: Aurelio Moraes




Na ocasião, moradores tomavam conta da entrada principal do acampamento, com receio de que a polícia chegasse a qualquer momento para cumprir a ordem de desapropriação, emitida pela juíza Márcia Faria Mathey Loureiro, da sexta vara civil da cidade.





Veja mais fotos do acampamento, no dia 14 (sábado).


Confira duas entrevistas, com moradores do Pinheirinho:



Nenhum comentário: