Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

Saúde e boa forma: Sinônimos de Academia

Aurelio Moraes



Malhar, exercitar, definir o corpo, essas são as novas manias atualmente. Na televisão, nas revistas e  nos anúncios de publicidade ,os estereótipos de jovens com ótimo condicionamento físico surgem como modelos  boa aparência.Com isso , crescem as academias de musculação.  São José dos Campos tem mais de 40 academias, onde atletas de todas as faixas etárias freqüentam estes centros, algumas tentando reduzir seu peso, outras ganhar massa muscular.

Mas quem está a procura de boa aparência física instantânea,  pode se preparar. Os primeiros efeitos não aparecem de uma hora para outra. O tempo médio de exercícios para surgirem resultados é cerca de 6 meses, com uma hora diária, praticando de 2 a 3 vezes por semana.
De acordo com Ronaldo Simões, professor de Educação física a três anos e instrutor de uma Academia no Parque Industrial, o primordial para qualquer aluno é não cometer exageros, cada um deve progredir gradativamente de acordo com sua capacidade e que o importante é respeitar o próprio limite. “Estamos sempre atentos aos nossos alunos e acompanhando suas evoluções”.

Ele alerta para a necessidade de haver sempre um profissional de educação física na academia, para se evitar alguns riscos, como lesões musculares. Também são necessários alguns exames para começar a prática de exercícios, que em geral são feitos por um cardiologista, onde são verificadas a pressão arterial e o histórico de saúde do aluno. Além disso, também é feita uma avaliação por parte do instrutor, que faz análise de postura e composição corporal, para definir a série de exercícios.



 O período mais freqüentado na academia é o noturno, já que a maioria dos alunos estuda e trabalha durante o dia. A média de idade dos freqüentadores é de 25 anos, embora a faixa etária varie entre 15 e 40. Além da prática de exercícios, também é importante uma alimentação balanceada e manter-se bem hidratado. “Muitas vezes tenho que lembrar ao pessoal que beba água enquanto estão malhando, pois a desidratação pode prejudicar o desempenho”, lembra o professor.

Nenhum comentário: