Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Para os que tem medo da Vacina contra a gripe H1N1

Vírus da gripe H1N1


Alguns bandidos desonestos na internet ficam repetindo casos de supostas reações de algumas pessoas à vacina.
Ainda que existam pouquíssimos casos de reações à vacina, se for utilizar esse argumento então ninguém vai poder tomar NENHUM medicamento que seja, pois qualquer remédio possui efeitos colaterais.
Pegue por exemplo os casos de reações adversas de qualquer medicamento muito vendido, como os efeitos colaterais de um medicamento contra pressão alta. Se fosse usar este argumento, então pessoas com pressão alta não poderiam tomar NENHUM medicamento, porque existe uma baixa porcentagem de pacientes que tomaram e apresentaram efeitos colaterais.




Por fim, para enterrar as mentiras conspiracionistas:


Na Europa:


Até 14 de março de 2010 pelo menos 42,3 milhões de pessoas foram vacinadas com uma das 3 vacinas  aprovadas (Celvapan, Focetria ou Pandemrix) na AEE (Área Econômica Européia), incluindo 488000 mulheres grávidas. Quando se inclui as vacinas aprovadas a nível nacional, o número total passa para pelo menos 49,9 milhões, incluindo pelo menos 544000 mulheres grávidas.
Até 14 de março de 2010 foram recebidos pela EMEA 10415 relatórios de casos de reações. A EMEA não valida os relatórios: haver um relatório não significa que a causa seja a vacina e é possível que uma mesma pessoa vacinada dê origem a vários relatórios.
Foram recebidos 130 relatórios de casos na classe "gravidez e problemas perinatais". Novamente, a EMEA não valida a causa do incidente, nem se a mesma pessoa não deu origem a mais do que um relatório. Foram registados 49 casos de morte fetal intra-uterina e de nados-vivos. A mortalidade fetal média declarada na AEE varia de 2,6 a 9,1 por 1000 o que significa que seria de esperar de 1270 a 4500 casos entre as 488000 mulheres vacinadas. Esses números devem ser tomados em consideração quando se interpreta o número efetivamente verificado. A incidência de abortos espontâneos normalmente estima-se que varia entre os 12% e 15% do total de grávidas. O número de abortos declarado foi de 57 (e inclui os voluntários e os induzidos, não só os espontâneos).



Milhões também foram e serão vacinados no Brasil. Se a vacina é tão perigosa, por que não apareceram MILHÕES DE CASOS DE REAÇÕES À VACINA?


Pense nisso, caso você esteja com medo de se vacinar.




Leia também: Esclarecimentos sobre a vacina contra Influenza H1N1

Nenhum comentário: