Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

A incapacidade da direita e de parte da imprensa


Vemos constantemente críticas ao governo Lula e ao PT como um todo, assim como grandes ondas de denuncismo. Mas eu não quero neste momento me focar nestas denúncias, independente do valor delas. Quero focar no fato destes dois setores da vida política nacional ignorarem sistematicamente outra questão: o debate de conteúdo programático e a falta de uma agenda positiva. Dificilmente vemos nos editoriais dos jornais ou os líderes da oposição propondo idéias para melhorar o país, como sugerindo a criação de programas específicos para beneficiar os mais carentes, propostas para otimizar a educação etc.
 Na maioria das vezes a participação destes dois grupos se restringe ao lado pessoal da política, sem propor melhorias em programas do governo ou se preocupar em descobrir quais os pontos deficitários que necessitam de melhoras.
Neste caso, a imprensa é a que mais erra. Por exemplo, quando cita um problema na área da educação, dificilmente ela vai ouvir um especialista para saber o que poderia ser melhorado, mas se foca apenas na crítica pura e simples ao governo. Será um melhor papel prestado à sociedade quando oposição e imprensa se focarem menos no denuncismo pessoal e tomarem uma agenda de propostas para melhorar  a agenda da política pública.

Nenhum comentário: