Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Anticoncepcional pode influenciar lembranças


Segundo reportagem do jornal britânico "Daily Mail", mulheres que tomam a pílula anticoncepcional podem se lembrar das informações de uma forma distorcida, lembrando diferentes aspectos de um incidente relacionado ao ciclo menstrual.

Quem toma pílula é menos propensa a lembrar detalhes de um evento, mas tem mais facilidade para sofrer um impacto emocional maior com o ocorrido. O remédio reduz o estrogênio e a progesterona para prevenir a gravidez e acredita-se que esses hormônios têm uma relação com a capacidade da mulher de lembrar os eventos logicamente, de acordo com Larry Cahill,  neurobiólogo e um dos autores do estudo.

Isso levanta questões sobre como a pílula pode afetar a performance feminina no trabalho. Como o remédio não danifica a memória, isso significa que os eventos são lembrados de uma forma diferente. Especialistas da Universidade da Califórnia verificaram como as mulheres que usam o medicamento se relacionaram com as memórias de um acidente de carro, comparadas com outras que não tomavam nada.

As que usavam a pílula lembraram mais claramente dos aspectos gerais do evento - que um menino havia se envolvido na batida e como os médicos trataram dele. As que não usavam a pílula lembraram de mais detalhes - que havia um hidrante próximo ao carro, por exemplo. A descoberta, publicada no periódico científico"Neurobiology of Learning and Memory", pode auxiliar a explicar por que os homens lembram das coisas de forma diferente das mulheres.
Lembrando que qualquer anticoncepcional deve ser prescrito por um médico ginecologista.

Nenhum comentário: