Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Qual o melhor Cloud Computing no Brasil? Nuvem aqui é fumaça





O Cloud Computing chegou no Brasil como a Fórmula Indy: alardeado na mídia e promovido pelas grandes empresas interessadas. Na hora da largada, aquele momento onde você passa o cartão de crédito, vêm a surpresa e a decepção acompanhadas do doce-amargo sabor da verdade: fui enganado e só vi poeira.

Claro que essa sensação é para os técnicos. Os leigos simplesmente compram o frango e o guaraná e pensam que levam um bacalhau e uma Clericot.

O que é Cloud Server?
CloudServer nada mais é do que a evolução dos servidores virtuais. Uma cloud tem como características básicas e fundamentais: espaço em disco ilimitado e capacidade de crescimento ou diminuição do processamento e memória RAM de forma instantânea.

A história resumida do Cloud Computing
Os servidores virtuais antes eram limitados ao seu próprio tamanho e para modificar era necessário fazer um novo deploy. A VMWare, umas das grandes de tecnologia em virtualização, colocou a equipe de engenharia para trabalhar e lançou um upgrade, onde é necessário apenas o reboot do servidor. Além disso, os servidores virtuais passaram a armazenar suas informações em storages e então surgiu o CloudServer.

Cloud Computing fora do Brasil
Hoje a GoGrid é, sem sombra de dúvidas, a referência em Cloud Computing. Sua tecnologia permite que você administre a nuvem em uma interface simples, amigável, totalmente web 2.0. Com o arrastar do mouse é possível realizar o deploy de servidores virtuais e dedicados (físicos), criar storages (armazenamento) e ainda realizar Load Balancing com os servidores da nuvem; tudo em poucos minutos e cliques.

O mais interessante é que você paga pelo que você usa. Não há mensalidade fixa e o preço é justo e muito inferior ao praticado no Brasil. Existem alguns pacotes mensais que reduzem o custo e valem a pena também quando você tem dimensão mínima de quanto vai consumir.

Claro que não seria possível praticar os preços de lá aqui em nosso país, que além de não produzir a tecnologia de hardware necessária, cobra impostos altíssimos. Porém, em se tratando de software, o Brasil tem condições e potencial para oferecer o melhor, e é nesse ponto que começamos a história de ficção.

A realidade brasileira
No Brasil, o cloud computing é tratado como hospedagem. Você paga uma mensalidade por um pacote, que às vezes pode ser personalizado. O deploy de servidores demora em torno de 3 dias e é feito mediante a solicitação de serviço (chamados). O valor é um pouco salgado, dados os impostos praticados sobre os equipamentos importados, já que o Brasil não fábrica a tecnologia, tão somente, às vezes, monta as peças chegadas do exterior.

Enquanto no modelo estrangeiro você consegue ter desempenho dinâmico, ou seja, se você por acaso tiver uma demanda inesperada na sua aplicação, em 10 minutos você terá quantos servidores quiser à disposição e funcionando para suportar a nova demanda. No modelo brasileiro, você abre um chamado e aguarda pacientemente ou liga na central de atendimento esmurrando virtualmente o primeiro atendente e implorando por uma solução mais rápida.

Normalmente, esse mesmo atendente irá sugerir que você simplesmente aumente a capacidade do seu servidor virtual e dê um reboot para que as alterações entrem em vigor. O que não faz sentido algum, pois quando a demanda inesperada esgotar, você ficou com a conta mais gorda para pagar no final do mês. Enquanto isso, no modelo estrangeiro você simplesmente remove o servidor virtual extra com um clique e paga pelas horas que de fato utilizou.

Lembrando que disponibilidade faz-se verdadeiramente elevando o número de entradas (servidores), e não da capacidade individual de um servidor; e posteriormente atrelando-se a um Load Balance para equalizar as demandas por servidor.

Pois bem, no Brasil Load Balance ainda é coisa do futuro, não vi e não encontrei nenhuma empresa de hosting que ofereça. Ou seja, Load Balance? No Brasil? Monte uma estrutura dedicada e compre o equipamento você mesmo.

Além disso, as principais fabricantes para Cloud Computing (Intel e VMWare) disponibilizam APIs para desenvolvimento de aplicações de gerenciamento do hardware. Pergunte-se agora por que, então, as maiores empresas de hosting que oferecem esse serviço não têm um painel onde você mesmo pode fazer o deploy da sua infra-estrutura. A resposta é simples: é mais fácil desenvolver um painel que envia um e-mail ou abre uma OS no helpdesk do que contratar uma fábrica de software e oferecer um serviço de qualidade para o cliente final. Além disso, é mais "vantajoso" colocar um caminhão de dinheiro na mídia (TV, Radio, Revista e Jornal) do que oferecer tecnologia e flexibilidade ao cliente.

Essa semana visitei uma empresa brasileira que está desenvolvendo uma solução muito parecida com a GoGrid. Se de fato oferecem as mesmas condições ou próximas a isso como as estrangeiras, serei o primeiro a anunciar. Mas por enquanto não recomendo a contratação de Cloud Computing no Brasil.

A "tecnologia do futuro" ainda é futuro no Brasil.



Fonte

Nenhum comentário: