A empresa que opera o Sem Parar, sistema de cobrança eletrônica em pedágios, ganhou uma concorrente que começará a atuar até o final de 2011 e promete cobrar de mensalidade a metade do preço atual do serviço.
A DBTrans, que ganhou a autorização para atuar em São Paulo, pretende ainda lançar planos para vários perfis de motoristas, como um serviço de pedágio pré-pago, que não teria mensalidade.
"Faremos como as empresas de telefonia, que sabem diferenciar seu cliente. A família que vai ao litoral algumas vezes por ano é diferente do caminhoneiro que pega cinco pedágios por dia", afirmou Marcelo Nunes, diretor da empresa.
Hoje, o Sem Parar oferece dois planos: um sem valor de adesão com R$ 15,76 de mensalidade e outro com R$ 66,72 no início e R$ 11,90 por mês. A concorrente pretende cobrar um valor menor na adesão e R$ 6 de mensalidade.
Para os caminhoneiros, será oferecido o vale pedágio eletrônico, com o aparelho chamado TAG, que já é usado hoje para registrar as cobranças. O serviço deverá estar disponível nas rodovias paulistas em até três meses.
Os sistemas vão operar simultaneamente nos pedágios dos 5.400km de pistas concedidos. A oferta da cobrança eletrônica é uma exigência do contrato de concessão.
A empresa STP, que opera o Sem Parar, não se manifestou. As duas empresas já são concorrentes no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Comentário do Celso:
Nada melhor do que a concorrência, mesmo porque a Sem Parar não nos oferece alternativa e, recentemente, facultou a instalação de radares de velocidade nas faixas de acesso ao seu sistema para aumentar o faturamento da indústria de multas.
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