Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ultima missão à Lua completa 40 anos nesta terça


Há 40 anos, em 26 de julho de 1971, os astronautas americanos David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin iniciavam a missão Apollo 15, que levou mais uma vez o homem ao nosso satélite natural.

Nesta missão, os astronautas dirigiram um jipe pela superfície do satélite. Foi a primeira vez que a Nasa utilizou o jipe lunar criado pela Boieng, desenvolvido especialmente para a missão. Confira o site da Agência Espacial Norte-Americana, sobre a missão Apollo 15.


Um fato curioso sobre o Apollo 15 foi um experimento que o comandante fez para provar o que Galileu já tinha dito. Ele soltou um martelo e uma pena no vácuo para ver se ambos chegavam ao mesmo tempo ao chão, independentemente de sua massa. A experiência deu certo.
Veja o vídeo abaixo:

Teorias da conspiração

Em pleno século XXI, vários sites são recheados com teorias conspiratórias e paranóicas, afirmando que o homem não esteve na Lua. Todas as afirmações são facilmente refutáveis, mas algo é mais forte ainda: o próprio governo da União Soviética, maior inimigo dos EUA na época, reconheceu todas as viagens e não ousou questioná-las;estes seriam os primeiros à falar que estas foram "fraudes".
É comum vermos pessoas perguntando "mas então, por que não voltaram mais à Lua?". A resposta é que o interesse do público e do eleitorado norte-americano nas viagens à Lua foi caindo sucessivamente, até que elas se tornaram desnecessárias para a conjuntura política dos Estados Unidos. Sendo assim, a NASA investiu mais em veículos não-tripulados e no ônibus espacial, que foi aposentado neste mês após três décadas de missões.

Dicas de sites que refutam as teorias conspiracionistas e falam mais sobre o tema:

2 comentários:

Geopolêmica disse...

Nada me espanta......dizem também que Elvis Presley não morreu, que Hitler viveu no Brasil, que a AIDS foi criada em laboratório, e até mesmo que é o Sol que orbita em torno da Terra em pleno século XXI. Também tem gente que diz que foi deus quem criou o "céu e a Terra"........repito: Nada me espanta!

Celso F. Araujo disse...

Acrescentando:
a) tem gente que acredita que a Terra foi criada há cerca de 5.000 anos;
b) que Marte vai ficar visilmente maior do que a Lua em agosto deste ano;
c) que o mundoi vai acabar (novamente) em dezembro de n2012 por causa do calendário maio;
d) e a Xuxa acredita em duendes