Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

Ministro da Saúde anuncia pacote de investimentos para Jacareí


Mais uma matéria minha em primeira mão  no Nossa Jacareí:





O Ministro da Saúde Alexandre Padilha, durante a cerimônia de adesão do município à Rede Cegonha. Foto:Aurelio Moraes






Foi assinada na manhã deste sábado (16) a adesão de Jacareí à Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Estiveram presentes o ministro da pasta, Alexandre Padilha, o prefeito Hamilton Mota, o deputado estadual Marco Aurélio de Souza, o deputado federal Carlinhos Almeida e o secretário de saúde do município, Antonio de Paulo Soares.
Com objetivo de prestar atendimento específico às gestantes, a rede conta com investimentos de R$ 9,4 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde até 2014 e atende as gestantes desde o pré-natal até as crianças de dois anos. O programa também conta com várias ações, como prevenção da gravidez na adolescência e testes de doenças, como sífilis.
“Vamos avaliar a satisfação das usuárias, pois quanto melhor a rede funcionar aqui, mais verbas receberá do ministério”, afirmou Padilha. Os valores dos recursos ainda não foram definidos, pois primeiramente será feito um diagnóstico do que é necessário.
O ministro anunciou a implantação em Jacareí de uma série de medidas, como a criação da “Casa da gestante”, com médicos e enfermeiras para cuidarem das gestações de alto risco e o “vale-taxi”, para levar as futuras mães até o hospital na hora do parto.
“Temos muitos desafios na área da saúde, mas também muitas conquistas. Esta é mais uma”, afirmou o prefeito Hamilton Mota, que ressaltou a queda da taxa de mortalidade infantil no município nos últimos anos. Só em Jacareí, são realizados em média 2.800 partos por ano.
O ministro Alexandre Padilha também anunciou a liberação dos recursos para a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Santa cruz dos lázaros. “Esta era uma emenda da então deputada federal Angela Guadagnin, que auxiliará muitas pessoas”, declarou.

Padilha elogiou as instalações do SIM (Serviço Integrado de Medicina). “Ando o Brasil todo, mas a qualidade aqui é espetacular”, disse.
Em entrevista exclusiva ao Nossa Jacareí, o ministro prometeu várias ações para melhorar o atendimento médico em Jacareí.  “ A cidade contará em breve com o programa Saúde Toda Hora, que reorganiza e qualifica a rede de atenção às urgências e a criação de mais parcerias com a rede particular, para que os pacientes sejam atendidos sempre perto de onde moram”, afirmou.

O prefeitlo Hamilton Mota (PT) assina o convênio entre o município e o Ministério da Saúde. Foto: Aurelio Moraes

Nenhum comentário: