Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

Manifestantes protestam em frente ao evento da Copa no Rio

Enquanto o sorteio das chaves das eliminatórias da Copa do Mundo-2014 acontece na Marina da Glória, zona sul do Rio, manifestantes continuam o protesto contra o uso de verbas pública e a forma como o torneio está sendo organizado no Brasil, bloqueando parte da pista do Aterro do Flamengo, sentido Centro.


Cerca de 20 pessoas, entre militantes do Movimento dos Sem-Teto, do Sindicato dos Petroleiros e do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) estão sentadas em uma das pistas.

Neste momento um funcionário do Ministério da Justiça tenta negociar a liberação da pista.
Outros manifestantes se concentram no gramado. A ocupação da pista dividiu os participantes do protesto.

Dirigentes do Sepe e de outras entidades tentaram convencer o pequeno grupo a não interromper a via. Eles querem entregar uma pauta de reivindicações para as autoridades que organizam a Copa antes de liberar o trânsito.

"A gente quer ficar o máximo possível aqui", disse Alex Silva, 21, que com uma camiseta preta e um lenço tampando a boca ajudava a carregar uma bandeira anarquista. Ele se identificou como professor de história punk-anarquista.

Ainda há pouco, 20 militantes do movimento Diárias Nunca Mais, de taxistas do Rio, estenderam uma gigantesca bandeira do Brasil em outro trecho da pista fechada do Aterro. Eles pretendem se unir aos manifestantes.

"Estamos aqui porque o [Eduardo] Paes [prefeito do Rio] está aqui", disse Geralda Ferreira de Araújo, 58, taxista.

Nenhum comentário: