Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

"Capitão América-O Primeiro Vingador" é a vitória sobre o bullying


Em uma época onde tema “bullying” está tão na moda, “Capitão América-O Primeiro Vingador” parece ser a vingança definitiva de todos os magricelos que sofrem nas mãos de fortões.
Mesmo em um ano em que os filmes de super-heróis Marvel Comics foram bastante explorados , como em X-Men:Primeira Classe e Thor, a história do patriótico herói norte-americano consegue cativar os espectadores.
Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem fracote, que tem como meta servir o exército de seu país, para lutar contra os nazistas. Tendo pouco sucesso em busca deste sonho, as coisas começam a mudar quando ele conhece um cientista, que leva-o até uma divisão de experimentos científicos do exército. Lá, ele conhece ninguém menos que o pai do Homem de Ferro, Howard Stark, grande inventor e que irá os fãs do moderno herói de Ferro criado por Tony Stark sentirem saudades dele. Steve não ganha necessariamente super-poderes, mas sim uma força fora do comum, que o levará a um patamar de super-soldado.
O arqui-inimigo de Steve é  Johan Schmidt, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving), que no clima da obsessão nazista pelo nazismo quer destruir o mundo com sua organização secreta dentro do nazismo, a HIDRA. É o antagonista ideal: cínico, conspirador e que desafia até Hitler e seus soldados.
O flerte entre Steve e a agente britânica Peggy Carter (Hayley Atwell) é um pouco clichê, como sempre há neste tipo de história, mas as sacadas irônicas de humor inglês da personagem são bem engraçadas. Também não podemos deixar de citar o general Chester Phillips, um dos principais chefes da luta contra a HIDRA e vivido por ninguém menos que Tommy Lee Jones em uma versão bonachona, que solta boas tiradas cômicas.
A caracterização dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial está bastante precisa, assim como algumas cenas de lutas em becos e tiroteiros no melhor estilo “cidade dos gângsters”. O filme, no final, deixa tudo pronto para a sequência “Os vingadores”, que trará o Capitão América juntamente com um super-time, unindo também o Homem de Ferro, Thor e outros super-heróis.
Quem for assistir ao primeiro filme da franquia “Capitão América” certamente sai satisfeito do cinema, aguardando a volta do herói. Aliás, uma dica: Não saia da sala nos créditos finais, pois há um trailer de "Os Vingadores" no final.
Trailers:


Nenhum comentário: