Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Loja sueca traz conceito do filme Minority Report para a vida real

Já imaginou interagir com um vendedor virtualmente? É o que a sueca 3LiveShop propõe a seus compradores. A plataforma funciona como uma loja on-line ao vivo, mas o chat com o vendedor é completamente diferente do que você está acostumado a ver por aí. Criado pela B-Reel, o sistema construído em flash permite interagir com a pessoa do outro lado por meio de uma chamada de vídeo, mas com um adicional: o touchscreen personalizado.

A experiência é semelhante à vista no filme Minority Report, com os mesmos toques e transparência. O consumidor se sente numa bolha, onde o vendedor orienta o que o usuário verá na tela, com bastante leveza e praticidade.

O hardware é ainda mais interessante: são usados espelhos para que o usuário veja tudo na mesma direção que o vendedor. A B-Reel é a primeira empresa a usar duas telas (uma para mover peças, outra para ver o consumidor), um espelho e uma câmera (para que o consumidor veja o funcionário).

Outros conceitos baseados no filme já foram criados. A tecnologia mais recente é a de um letreiro que identifica automaticamente as pessoas que passarem por ele.

Veja abaixo a demonstração do 3LiveShop em pleno funcionamento:






Olhar Digital

Novas tecnologias de interface vão surgir nos próximos anos. Se pararmos para pensar, pouca coisa mudou nos últimos 30 anos, em matéria de interação com o computador. Ainda usamos o teclado, o mouse e as tecnologias de toque na tela (touchscreen) ainda pouco dominam o mercado da informática, apesar do aumento em gadgets como o iphone.
Veja um exemplo disto neste vídeo de 1983, mostrando o computador Lisa, da Apple. Você vai identificar muitas coisas que ainda utilizamos no PC:

Nenhum comentário: