Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Botafogo faz 3x0 e se classifica para as oitavas da Copa do Brasil


Se nos dois últimos anos, o Botafogo deixou o Engenhão de cabeça baixa, eliminado em casa na segunda fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira a torcida alvinegra teve motivos para sorrir. O clube deixou de lado as frustrações de 2009 e 2010, quando caiu diante de Americano e Santa Cruz, e alcançou as oitavas de final da competição ao derrotar o Paraná Clube por 3 a 0.
O Botafogo, que havia vencido por 2 a 1 em Curitiba, contou, no Engenhão, com o protagonismo de sua dupla de ataque. Em um dia de garçom, Herrera deu os passes para os dois gols de Loco Abreu. Caio, que substituiu o uruguaio no segundo tempo, fechou o placar, em cobrança de pênalti. Como resultado final de uma equipe que voltou a mostrar equilíbrio entre seus setores, sem sofrer muitos sustos durante os 90 minutos, conquistou a classificação para enfrentar o Avaí na próxima fase. Antes, neste domingo, o time de Caio Júnior encara o Flamengo, no Engenhão, para se manter vivo no Campeonato Carioca.
Apesar da vantagem de poder perder por 1 a 0, o Botafogo procurou, desde o início da partida, o gol que lhe daria tranquilidade ainda maior. Assim, apostou principalmente na velocidade de Márcio Azevedo, Everton e Herrera para levar a melhor sobre a defesa do Tricolor paranaense. Com uma saída rápida para o ataque e constante troca de passes, o Alvinegro logo garantiu o domínio do campo.
No entanto, a equipe errava as conclusões. Um dos mais acionados, Herrera não se encontrava em campo, chegando a tropeçar na bola. Aos dez minutos, após cabeçada de Antônio Carlos para o centro da área, o argentino perdeu chance incrível, chutando por cima. Muitos torcedores, em um gesto raro, criticaram o atacante. A partir dos 20 minutos, diante da impaciência dos poucos presentes ao estádio e com a frustração pelas falhas, o Alvinegro passou a ceder espaços ao Paraná, que equilibrou o duelo.
Mas felizmente para a mesma torcida que ensaiou vaias para um de seus ídolos, Herrera não desiste. E foi acreditando em uma bola quase perdida pela linha de fundo que, aos 29 minutos, o argentino cruzou do lado direito para Loco Abreu. O uruguaio subiu com estilo, cabeceou para o chão e abriu o placar para o time da casa.
Satisfeito com a vantagem, o Botafogo novamente se acomodou e terminou o primeiro tempo sendo dominado pelo Paraná. A equipe visitante exigiu uma grande defesa de Jefferson, em chute de Diego, e levou perigo em sucessivas cobranças de escanteio.

Com o lateral-direito Lucas substituindo Bruno Tiago no meio-campo, o Botafogo retornou para o segundo tempo com uma postura ainda mais agressiva. O objetivo era marcar mais um gol, evitar a disputa de pênaltis e garantir a classificação. Não demorou muito para o plano dar resultado. Aos nove minutos, Herrera puxou contra-ataque pela esquerda e viu Loco Abreu livre dentro da área. O argentino cruzou rasteiro, e o camisa 13 completou para a rede: 2 a 0.

Logo em seguida, o artilheiro deixou o campo, substituído por Caio. O treinador Caio Júnior ouviu críticas, mas a decisão teve como objetivo poupar Abreu, que sentia dores musculares e precisa estar na melhor forma possível para enfrentar o Flamengo no domingo. O mesmo aconteceu com Herrera, que aos 31 minutos deixou o campo para a entrada de Willian.
Mesmo com a classificação encaminhada, o Botafogo se preocupou em não dar chances para o Paraná. Sem acomodação, o Alvinegro continuou a investir pelo lado direito, criando boas chances de gol. A melhor delas teve um desfecho inacreditável. Herrera avançou aos 22 e, frente a frente com o goleiro Thiago Rodrigues, decidiu dar uma de garçom mais uma vez. O atacante tocou para Everton, que, com o gol vazio, conseguiu mandar a bola no travessão.
Com a vaga praticamente perdida, o Paraná ainda assustou aos 41. Diego chutou de fora da área e obrigou Jefferson a fazer bela defesa. No lance seguinte, o Bota teve mais sorte. Caio invadiu a área e foi derrubado por Serginho. O próprio atacante bateu e selou o triunfo e a classificação alvinegra para as oitavas. Deixando as frustrações de 2009 e 2010 realmente no passado.

BOTAFOGO 3 X 0 PARANÁ

Jefferson, Alessandro, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Arévalo, Bruno Tiago (Lucas) e Everton; Herrrera (William) e Loco Abreu (Caio). Thiago Rodrigues, Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi e Lima; Serginho, Javier Méndez (Taianan) e Packer (Vinícius); Kelvin, Diego e Léo (Renato).
Técnico: Caio Júnior Técnico: Ricardo Pinto
Gols: .Loco Abreu, aos 29 minutos do primeiro tempo e aos nove do segundo; Caio (de pênalti), aos 43
Cartões amarelos: Serginho (PAR)
Data: 06/04/2011. Local: Engenhão (Rio). Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP). Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e João Nobre Chaves (SP). Público: 4.962 pagantes / 6.014 presentes. Renda: R$ 75.645,00


Globoesporte

Ontem o time mostrou organização tática, bola no chão e nada de chutões sem direção e desesperados.
Herrera serviu de fato de garçom, auxiliando em todas as jogadas ofensivas.
Já dá para notar uma grande mudança tática, em relação ao modo de jogar de Joel Santana. Se continuar assim, com rapidez nos ataques, pressionando a saida de bola dos adversários e marcando no ataque, têm boas chances na CB e no Campeonato Carioca.

Nenhum comentário: