Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como não fazer absolutamente nada e achar que está ajudando em uma rede social





Virou moda no Facebook e vários foram atrás. Propuseram o seguinte: "coloque no seu perfil a imagem de um desenho animado, para protestar contra a violência infantil". 

Fazer uma campanha para doar brinquedos para abrigos de crianças? Propor doação de sangue? Pressionar o Ministério Público para ser mais rápido e ágil nos processos envolvendo violência contra crianças? Não. Tudo isto é muito trabalhoso e exige que o nobre usuário saia do computador, tenha que talvez gastar dinheiro para comprar brinquedos e tenha que "gastar" alguns neurônios.
Bem mais fácil é trocar a foto do perfil por algum desenho dos anos 80 e dizer que isto é um protesto é bem mais fácil.
Protesto? Espere, deixe-me recuperar o ar, depois de tanto rir. Este aí consegue ser mais inútil que aquelas passeatas onde a classe-média garbosa e cheirosa se veste de branco e vai para o meio da rua, dizendo que "quer paz".
Não, vocês não estão protestando.
Apenas estão sendo papagaios e repercutindo a campanha de marketing de uma empresa. Enquanto colocam a imagem dos "Padrinhos Mágicos" no perfil, uma conversa mais ou menos assim ecoa em uma sala de reuniões:
-Viu só, Flávio? Tá todo mundo trocando a imagem do perfil. Aquela desculpa do "protesto contra a violência infantil" foi um sucesso.
-Internauta brasileiro adora seguir tendência, acha que fica pra trás se não copiar os outros. Fizemos no Facebook o que já fizemos antes no orkut.
-Nem precisamos gastar nada com crianças. Eles já estão achando que vão acabar com os problemas assim. Público brasileiro é volúvel e burro. Gringo jamais seria otário de cair nessa.
-Tem razão. Vamos almoçar? As ações já estão subindo.


Como teste, criei uma campanha simples, propondo que as pessoas compartilhassem em seus murais a foto de alguém famoso que faleceu de câncer, mas fez muito pela humanidade e que as pessoas espalhassem em seus Facebooks informações sobre a doença, incentivassem a doação de sangue e de medula etc. Poucas compartilharam.
A fórmula "pouca filosofia+compartilhar sem pensar" é mais fácil de ser digerida.

Espalhar coisas inúteis está sempre em voga.Porém, o mais engraçado é que quando eu e alguns amigos provamos que trocar a foto do perfil é um gesto completamente inútil, os "seguidores da tendência" ficaram bravos.
"Como ousam questionar a massa?", devem pensar.

Vamos abrir um parênteses: Alguns usuários colocaram a foto de um desenho apenas para lembrar a infância. Ao menos estes, conscientes, sabem que não vão resolver nenhum problema das crianças. Já os que trocaram achando que estão salvando o mundo..os publicitários agradecem.

E aí? Vai procurar um abrigo de crianças da sua cidade (coisa fácil de se encontrar pelo google), visitar uns orfãos e levar uns brinquedos? Ou vai continuar acreditando que o inconsciente coletivo da sociedade verá suas imagens do Cartoon Network e pensar " opa, espera aí, estão colocando isso para protestar contra a violência. Vamos parar. Acabou toda a violência infantil. Viva o Brasil"?


Reflitam com esta música:

Comentário do Celso:
Há muitos usuários do Facebook que são imaturos, verdadeiros Marias-vão-atrás-das-outras, loucos para irem no vácuo de modismos inúteis como esse de colocar desenho no perfil.
Em vez disso, que tal denunciar abusos às autoridades sem alardear aos quatro ventos, como uma galinha que acabou de botar um ovo? Que tal ajudar a uma instituição assistêncial ou a uma criança com fome?
Estão "orkutizando" o Facebook com essa idiotice tola.

3 comentários:

Luciana disse...

Cara adorei, já fui bombardiada no meu facebook para trocar a minha imagem, tive até uma pequena discurção, onde eu fala q n ia trocar, depois disso, ai foi mais bombardiada ainda, fiquei calada, e com minha foto lá no meu face, vou colocar esse texto lá (logico q com um link pra cá).

Luciano disse...

Tão inútil,que o Jose Serra já trocou a foto do perfil dele. Colocou bem a seu caráter: o Dick Vigarista da Corrida Maluca.kkkkkkkk
Tá lá... podem conferir!

Luciana disse...

Se José Serra trocou a foto para Dick Vigarista, então valeu pra algo kkkkkkk