Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LCD x LED


Olá Pessoal !
Na hora de comprar um novo monitor ou um notebook, muita gente ainda tem dúvidas se escolhe um Monitor LED ou um Monitor LCD. Com o avanço da tecnologia, realmente às vezes fica bem complicado saber em qual produto investir.
Pensei em escrever esta coluna para tentar ajudar, sem querer ser muito técnico, mas sim, para as pessoas a saberem a diferença básica entre as duas tecnologia, tendo maior tranquilidade na hora da compra.

Monitor LCD
Um display de cristal líquido, acrônimo de LCD (em inglês liquid crystal display), é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, como texto, imagens e vídeos.
Os Monitores LCD são hoje os mais comprados no mundo da informática. Eles são os substitutos oficiais dos antigos Monitores CRT (aqueles grandões).
As grandes vantagens que os Monitores LCD trouxeram para os usuários de computador são: o baixo consumo de energia; as dimensões reduzidas; a não-emissão de radiações nocivas; e a capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão.
Os Monitores LCD funcionam a partir de um material de cristal líquido, que nos oferece imagens mais translúcidas ou opacas dependendo da corrente elétrica. Com isso, é possível colocar um Monitor LCD em ambientes muito iluminados sem ter nenhum reflexo na imagem.
A maior desvantagem deste tipo de tela é que se o cristal líquido danificado e exposto ao ar, pode emitir compostos tóxicos – o que pode ser um problema para o meio-ambiente.

Vantagens

  • Baixo consumo de energia
  • Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)
  • Menor desgaste da tela (Display)
  • Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT
  • Melhor geometria, Tela fina e leve
  • Baixa resolução principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)
  • Ângulo de visão reduzido
  • Iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste
  • Falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem

Desvantagens


Quando escolher uma Monitor LCD?
O Monitor LCD é mais indicada para ambientes iluminados ou seja você pode trabalhar com uma janela aberta em frente ao Monitor que nenhum reflexo aparecerá na imagem, mais o que mais diferencia das outras tecnologias é sua disponibilidade em diversos tamanhos, principalmente os menores.


Monitor LED
LED é uma sigla oriunda do inglês (Light Emission Diode), traduzindo, Diodo Emissor de Luz. Simplificando, os LEDs são micro-lâmpadas especiais que estão presentes aos milhares na TV de LED.
Os Monitores LED, por sua vez, são a evolução dos Monitores LCD! Por serem feitos com diodos em emissores de luz (LEDs), são muito mais brilhantes, possuem um contraste muito maior e cores mais vibrantes do que os Monitores LCD. Além disso, os Monitores LED são mais finos do que os outros.
Uma particularidade importante do Monitores LED é que a intensidade da luz nunca muda, tem sempre a mesma luminosidade, e não perde brilho nem transforma as cores caso o ambiente tiver com a luz apagada, por exemplo.
Outra vantagem dos Monitores LED é que eles são ecologicamente corretos. Eles não usam as lâmpadas mais comuns e nem utilizam mercúrio. Além disso, as peças dos Monitores LED não são fixadas com chumbo, de modo que a reciclagem dos Monitores LED é feita sem impacto para o meio ambiente.
O LED também gasta menos energia, sendo até 40% menor do que Monitores LCD!

Vantagens

  • Permanece com Baixo consumo de energia
  • Maior uniformidade da luz traseira
  • Melhor resolução em vídeo componente e HDMI
  • Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)
  • Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico
  • Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto

Desvantagem


Quando escolher um Monitor LED?

O Monitor LED possui muito mais brilho e contraste o que deixa suas cores mais vivas (se comparar com a LCD) ou seja produz uma imagem de qualidade superior, mais não é só isso elas também são muito mais finas e consomem muito menos energia (até 40% menos). Além atender as normas de Eco-Friendly e não utilizam lâmpadas de CCFLs, sendo assim não possuem mercúrio e não utilizarem chumbo para fixação dos componentes o que faz com que a reciclagem possa ser feita de forma segura e sem impacto ao meio ambiente.

Futuro: led e Amoled
As promissoras tecnologias Oled (Organic Light-Emitting Diode) e Amoled (Active Matrix Oled) já são encontradas no mercado em pequenas telas, como celulares, câmeras digitais e smartphones. Por causa do alto custo, ainda deve demorar para aparecerem na tela da tevê.
Esta tecnologia é baseada em diodos emissores de luz fabricados com materiais orgânicos, diminuindo ainda mais o consumo de energia – cerca de 40%. Elas trarão telas ainda mais finas e mais sofisticadas. “O grande problema em relação ao Oled e ao Amoled é o tempo de vida das telas. Elas chegam, em média, a 14 mil horas, enquanto a LCD chega a 60 mil horas ou mais”, observa. A previsão é que a resolução seja até oito vezes maior do que a LCD.

Espero ter ajudado.

E você tem monitor LED ou LCD ? Qual a sua impressão sobre estas tecnologias ?

Abraços ...
Saúde, Paz e Sucesso...

Até a próxima.

Nenhum comentário: