Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2011

Morre ex-ministro da educação, criador do Enem



Ex-ministro criou o Enem
Morreu na madrugada desde domingo, aos 65 anos, o ex-ministro Paulo Renato Souza. Ele estava na cidade de São Roque, no interior de São Paulo e sofreu um infarto fulminante, no hotel onde estava hospedado.
Paulo Renato, natural de Porto Alegre, atuou na pasta de Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre janeiro de 1995 e dezembro de 2002. Foi ele o criador do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo parentes, ele já apresentava um histórico de problemas cardíacos.
Ele também foi um dos fundadores do PSDB e era um dos principais líderes do partido atualmente. Seu último cargo público foi como Secretário da Educação do Estado de São Paulo, que exerceu até dezembro de 2010.
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi também reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos anos 80.
Entre outras funções, integrou o quadro da ONU (Organização das Nações Unidas) em temas ligados a empregos e salários, foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington e o presidente da Abmes (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior).

Nenhum comentário: