Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

São José: Atraso em construção de passarela coloca pedestres em risco




Pelo projeto, obra deveria ter sido entregue em julho, mas vai levar mais quatro meses para ser concluída, diz prefeitura
Os pedestres que dependem de uma passarela para cruzar a marginal da Via Dutra em São José dos Campos, sem correr riscos, vão ter que ser ainda mais pacientes. É que a obra, que já deveria estar pronta, ainda vai levar quatro meses para ser concluída.


A placa anuncia a tão esperada obra de extensão da passarela sobre a marginal da Via Dutra. O problema é que o projeto anunciado depois de uma ação civil do Ministério Público Federal, deveria ficar pronto em junho.

Pelo projeto, a passarela que já existe será prolongada em 30 metros, com proteção metálica, iluminação, rampas, 6mts de altura e 2,8mts a um custo de R$ 700 mil. Enquanto o desenho não vira realidade, os pedestres continuam a conviver com o perigo na hora da travessia. “Espero que essa passarela pelo menos saia do papel, porque não dá para atravessarmos nele”, cobrou a empregada doméstica Cleuza Colodiano.

Há mais de um ano, o Vanguarda TV vem mostrando a realidade de quem precisa atravessar esse trecho. Faixa de pedestre até existe, mas é uma correria e sempre tem gente fugindo do perigo.

Segundo um ranking da Secretaria de Transportes, a Avenida Benedito Matarazzo figura entre as avenidas com maior registro de acidentes em 2010, ocupando a quarta posição, com um total de 96 ocorrências.

A Secretaria de Transportes instalou um radar fixo no local. Os veículos até reduzem a velocidade, mas motorista parar é coisa rara. “Espero que o problema se revolva logo, enquanto não acontece nada mais grave com os pedestres”, aguarda o jornalista Aurélio Moraes. 

Ao contrário do que informa o inquérito civil público e do primeiro prazo anunciado pela própria prefeitura para a conclusão da obra em junho, a Secretaria de Transportes informou agora que as obras foram iniciadas em abril, vão durar seis meses e por isso devem ser concluídas em outubro. Disse ainda que, desde a instalação do radar, foram registradas 58 infrações no local.

Comentários do Aurelio:
A prefeitura de São José dos Campos é extremamente lenta em todas as obras. Com esta, não poderia ser diferente. Esta incompetência toda poda custar cara a quem atravessa ali diariamente, com um acidente grave. Se isto fosse próximo à casa do prefeito Cury, a obra já estaria pronta.
Comentário do Celso:
No lugar de agilizar ou mesmo começar as obras de construção da passarela, o prefeito primeiramente instala um radar fixo antes da passagem de pedestres pretensamente visando a segurança dos transeuntes quando, na realidade, visa mais arrecadação através da multas aplicadas pelo mesmo.

Nenhum comentário: