Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aparelho que emite cheiro na TV é inventado



Imagine ligar a TV e sentir um gostoso perfume, o cheiro de pipoca ou de café com baunilha. Em breve, isto será possível na sua casa. Pesquisadores norte-americanos e coreanos criaram um aparelho que libera odores correspondentes à imagem que você está vendo na TV ou no seu smartphone. O cheiro liberado vem de uma solução aquosa, aquecida por um fio fino de metal no qual passa uma corrente elétrica, geerando um gás. A solução fica em um compartimento e um pequeno buraco se abre, liberando os odores.
A ideia é que o aparelho funcione com cartuchos, de forma similar a uma impressora: quando o cheiro começar a ficar fraco, você troca a carga.


Para fazer com que uma fragrância suave seja emitida quando uma bela mulher aparecer na TV, e também com que o cheiro de queijo invada a sala quando uma pizza estiver sendo fatiada na telinha, é preciso um sistema capaz de gerar instantaneamente diferentes odores que combinem com a imagem.

Alguns problemas ainda existem: por um lado, é fácil emitir odores mais genéricos (pipoca, flores, café), mas, por outro, se um anunciante quisesse emitir a fragrância exata de seu perfume, seria preciso colocar um cartucho específico para aquele produto no televisor. E aí? Você estaria disposto à comprar estes cartuchos, só para sentir um cheiro gostoso vindo da TV?

Nenhum comentário: