Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Rio" mostra lado lúdico da cidade maravilhosa



O diretor Brasileiro Carlos Saldanha, autor de A Era do Gelo e Robôs criou um filme lúdico para homenagear sua cidade. No elenco, se destacam Rodrigo Santoro (como Túlio Viana, especialista em pássaros), Anne Hathaway (Jade) e Jesse Eisenberg (Blu, o protagonista).
Os cenários e o trabalho em 3D são bastante detalhados. Quem conhece o Rio de Janeiro vai reconhecer as ruazinhas de Santa Tereza, a Vista Chinesa, as favelas e a praia de Copacabana. Nenhum detalhe foi deixado para trás, como até os uniformes dos policiais da cidade.


O longa conta a história de Blu, uma ararinha azul que foi raptada no Brasil e parou no interior dos Estados Unidos. Adotada por Linda (Leslie Mann), teve sua rotina de ave domesticada viciada em chocolate com marshmallows quando Túlio, o ornintólogo, aparece para dizer que Blu é o último de sua espécie e precisa ir ao Rio de Janeiro para perpetuar a espécie com Jade, a última fêmea ararinha azul. O detalhe é que nosso protagonista não sabe voar e vai passar por muitas situações embaraçosas na cidade maravilhosa por isto.


O filme não deixa de ser uma crítica ao mercado ilegal de aves exóticas, sempre em evidência nos Estados Unidos. Blu e sua companheira são seqüestrados por dois contrabandistas e ao escaparem, passam a história fugindo deles, com destaque para uma cacatua velha com a cara do Marlon Brandon chamada Nigel (sensacionamente dublada por Guilherme Briggs) e uma trupe de macaquinhos assaltantes. Talvez haja um pouco de exagero no Rio excessivamente carnavalesco, mas isto não atrapalha a película. A trilha sonora é vibrante, com momentos de samba e bossa nova. Há também muitas misturas de ritmos, incluindo o funk carioca de uma forma que não dói nos ouvidos, como na balada dos pássaros, onde as duas ararinhas vão parar.


Há cenas épicas e que certamente entrarão para a história das animações em 3D, como a briga entre os pássaros amigos das ararinhas e os macaquinhos bandidos. Só esta já vale o filme.

Rio diverte e prende a atenção das crianças como entretém também os adultos, que dão muitas gargalhadas ao longo da exibição. Por fim, é bom ressaltar que de certo a película pode ter um impacto sobre os americanos a respeito do Brasil quanto os antigos desenhos de Zé Carioca, atiçando os "gringos" a virem para o Rio de Janeiro e conhecerem de perto os cenários da história.


Trailer:

Nenhum comentário: