Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

Bienal do Livro de São José aposta na literatura infantil



Aurelio Moraes, em São José dos Campos


Quem visitar a Bienal do Livro de São José dos Campos em busca de grandes autores clássicos, vai se decepcionar. Os leitores mais assíduos que gostam de garimpar sebos, idem. O evento, que ocorre no pavilhão de exposição do Parque da Cidade, é totalmente focado para o público infanto-juvenil, contando com poucos estandes com autores clássicos de filosofia, por exemplo. Já para quem procura livros como "Crepúsculo" ou álbuns de fotos de Justin Bieber, o evento é um prato cheio. Também é possível encontrar a maioria dos lançamentos recentes do mercado nacional e livros de auto-ajuda - com alguns preços maiores que os das livrarias, diga-se. A literatura estrangeira não foi prestigiada na feira, o que é uma pena, levando-se em conta a quantidade de estrangeiros que residem na cidade, principalmente por causa de indústrias como Embraer, GM e Johnson & Johnson.
Curiosamente, na feira há apenas dois sebos. No dia 16 à tarde, um estava fechado e o outro contava com poucos livros à venda.

O filão dos livros religiosos também é muito bem explorado. Tanto o estande de livros espíritas-com os sucessos de Chico Xavier e Alan Kardec- quanto os de livros católicos, como da famosa Editora Paulinas são bastante visitados. A bienal também conta com palestras de diversos autores.



Para a advogada Júlia Reginato, de 25 anos, o evento está aquém do esperado. "Há poucas opções para quem procura livros mais antigos", afirmou. Ela também criticou a organização da bienal. " Há muita sujeira e as funcionárias da Urbam não estão dando conta", disse. Já para o vendedor Leandro Madeira, de 32 anos, a feira não poderia estar melhor. "Comprei alguns livrinhos para minha filha, que tem cinco anos. Espero que nossa cidade receba mais eventos culturais assim".


Serviço:

  • Local: Parque da Cidade – Pavilhão Gaivotas.
  • Endereço: Av. Olivo Gomes s/n – Santana - 12211-420 – São José dos Campos – SP
  • Área total do evento: 10.000m².
  • Expectativa de público: 100 mil pessoas, sendo cerca de 40 mil alunos.
  • Chequelivro Escolar: será distribuído pela Secretaria Municipal de Educação. Trata-se de um bônus no valor de R$ 15,00 que dará poder de compra aos alunos da rede pública municipal que visitarem o evento.
  • Quantidade de estandes: 100.
  • Editoras representadas: cerca de 600.
  • Nº de títulos expostos: aproximadamente 50 mil.
A Bienal funcionará até amanhã, domingo, 17.


Comentário do Celso
Devo aqui salientar que o recinto é demasiadamente quente além de que os preços praticados nas vendas dos livros são, em muitos casos, mais caros do que nas livrarias físicas ou na internet.






Vìdeo-reportagem:

Nenhum comentário: