Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

O ar virou uma tela sensível ao toque


SÃO PAULO – Uma moldura vazia, com literalmente um buraco no meio, é a nova invenção da Universidade Texas A&M que permite transformar quase qualquer tela em um monitor sensível ao toque.
Mais do que isso, a invenção do Interface Ecology Lab, batizada de ZeroTouch, permite interação sem toque: você movimenta o “ar” e seus gestos são traduzidos em ações.

O nome, que pode ser traduzido como “Zero Toque”, é bastante apropriado. Sensores infravermelhos e LEDs são usados para criar uma série de feixes de luz invisíveis que cruzam de um lado ao outro da moldura.
Quando esses feixes são interrompidos, o programa entende que algo tocou o espaço, e interpreta o gesto. Com o dispositivo, é possível por exemplo controlar uma série de equipamentos utilizando comente o movimento das mãos - sem a necessidade de pressão sob uma superfície.
A "moldura" também pode ser presa e programada em outros equipamentos, transformando monitores comuns em dispositivos com tela sensível ao toque.
A novidade na área de tecnologias óptica está sendo apresentada esta semana durante a Conference on Human Factors in Computing Systems 2011.  Segundo seus criadores, ela possui maior precisão do que o sistema similar de sensor de movimentos do Kinect, da Microsoft.
Info

Nenhum comentário: