Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

Descarte seguro

O que significa descarte seguro?
É a maneira ideal de desprezarmos materiais contaminados sem prejuízo as pessoas e ao meio ambiente utilizando recipientes apropriados e seguros

O que são resíduos biológicos domiciliares?
São os fluidos corporais, sangue, secreções, eliminação de fezes e urina, que podem ser fatores de contaminações e disseminação de doenças

Nos últimos anos, as pessoas vêm conscientizando-se que a reutilização de seringas e agulhas não é bom para a saúde e tão pouco para a aplicação, já que torna essa a aplicação desconfortável. Conseqüentemente, houve um aumentou considerável no volume destes resíduos no tratamento do diabetes. Quais os danos que podem causar ao meio ambiente no descarte inadequado?
Como sabemos, a promoção da saúde e a prevenção de doenças necessitam de um conjunto de medidas e cuidados (alimentação adequada, higiene, exercícios físicos, equilíbrio emocional, condições adequadas de habitação e saneamento, etc.) e um meio ambiente protegido e preservado. Lixo e resíduos lançados indiscriminadamente agridem as pessoas os animais e o ambiente, gerando doenças, acidentes e varias formas de contaminação

Especificamente para quem tem diabetes, quais são os materiais que devem ser descartados em recipientes adequados?
Os materiais como seringas agulhas e lancetas, algodão, tiras reagentes, enfim materiais necessários para o controle e tratamento do diabetes.

Quais os cuidados para um descarte seguro?
Ter um local apropriado e seguro que não permita a contaminação.

Quais os riscos de acidentes provocados por resíduos biológicos domiciliares
São os riscos que existem devido ao descarte e manuseio inadequado sem proteção adequada, do lixo comum e do lixo hospitalar. Resíduos orgânicos contaminando água, meio ambiente, etc.

O que levar em conta na hora de escolher o coletor ideal para materiais perfuro cortantes?
Segurança, praticidade, tamanho adequado, facilidade para manusear e utilizar o produto, higiênico e de fácil transporte.

Que destino deve ser dado ao coletor quando estiver cheio?
Deve ser descartado e coletado separadamente para ser encaminhado aos serviços de coleta do  município que encaminham o lixo domiciliar e o lixo hospitalar.


Consultoria

Noemi Dias de Souza Perrota
Enfermeira / Mestre em Lingüística
Professora do curso de graduação em enfermagem da UNIPAC -Itajuva - MG
Professora do curso técnico de enfermagem do colégio tecnológico Delfim Moreira / Santa Rita do Sapucaí


Nenhum comentário: