Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Crescem rumores de interesse da Microsoft pela Nokia




A Microsoft estaria se preparando para fazer uma oferta à Nokia, a mais rentável fabricante de celulares do mundo. O rumor é do blogueiro russo Eldar Murtazin, do site Mobile Review. Segundo o jornal inglês The Guardian, Murtazin disse que no ano passado existiu um diálogo entre as duas empresas sobre o Windows Phone, quando todos pensavam que a Nokia ficaria com o sistema Symbian - que acabou sendo abandonado e trocado pelo Windows Phone 7.
Murtazin também foi processado pela Nokia em julho de 2010 porque teve acesso exclusivo ao novo kit da empresa, algo não agradou a fabricante finlandesa. O caso demonstrou já à época que ele tinha bons contatos internos na companhia.
O russo também previu que a Nokia acabaria com a marca Ovi (da sua loja online), algo que a empresa realmente fez na última segunda-feira. Outra previsão é de que o atual CEO Stephen Elop (ex-Microsoft) renunciará no fim de 2012.
Para o analista de mercado de telecomunicação da consultoria internacional Frost & Sullivan, Ronald Gruia, a transação é muito difícil por conta do valor de capitalização da Nokia, que é de US$ 32 bilhões. "A transação é muito difícil de ser executada. Claro que também isso representaria uma grande mudança no foco da Microsoft, além de ser um investimento alto logo após a aquisição do Skype", disse em entrevista ao Terra.
Por outro lado, ele acredita que uma possível compra da Nokia pela Microsoft poderia gerar mais lucros para a empresa de Redmond. "A Microsoft poderia obter um lucro maior por cada smartphone vendido. A Apple, por exemplo, tem um bom lucro por cada iPhone vendido. A Micrsoft até agora só usou o 'licensing model' para o Windows Phone, o que gera menos de uns US$ 15 por celular", explicou Gruia.
O diretor de comunicações da Nokia no Reino Unido tuitou que a empresa finlandesa "tipicamente não comenta sobre rumores. Mas, é preciso dizer que os rumores de Eldar (Murtazin)estão ficando obviamente menos apurados a cada momento que passa". O tweet apenas despista, mas não afirma que as supostas negociações entre as empresas sejam mentira.
O jornal The Guardian, baseado nos últimos valores de ações da Microsoft e da Nokia, além da compra do Skype pela companhia americana, prevê que a compra aconteça, mas que o interesse maior seja somente pela divisão de telefones móveis da Nokia. A própria negociação com o Skype comprovaria o "olho espichado" da Microsoft para o setor de telecomunicações.
Os rumores sobre a possível compra não são exatamente novos. Uma reportagem da agência Reuters já especulava a possível compra de uma fabricante de telefones móveis, a RIM ou a Nokia, pela Microsoft em fevereiro de 2010. O analista Tan Tran, da consultoria Morning Star, disse à época que essa seria a única forma da gigante californiana sobreviver no mercado com a crescente presença dos móveis. Agora é esperar para ver quem tem razão.


Terra

Nenhum comentário: