Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais desonestidade grosseira em nome da fé religiosa:" Formigas bordadeiras"

O tema foi notícia anos atrás e agora retorna. Em uma casa religiosa, mensagens atribuìdas à virgem Maria aparecem em folhas, com erros grosseiros de ortografia e desenhos toscamente mal-feitos.  Os religiosos que tomam conta da casa alegam que o trabalho nas folhas é feito por formigas, mas estes insetos não cortam folhas desta forma, mas sim nas bordas.


 Podemos afirmar sem medo: Pessoas desocupadas ficam fazendo furinhos nas folhas, para tentar atrair os em nome da fé religiosa. As pessoas que fazem isto possuem uma grande necessidade de atenção. Este é mais um exemplo de como o fanatismo religioso leva as pessoas à atos doentios e absurdos. Devem fazer isto achando que estão mentindo em nome de um bem maior. Devem achar que, com esse embuste todo, estão fazendo um bom serviço para sua Virgem Maria e para o seu deus, achando que não há problema nenhum em atrair pessoas para rezarem com esta farsa toda.

Uma matéria no Jornal Hoje desta quarta (25) requentou o assunto. Convenientemente, a Igreja católica afirma que não atesta o "milagre", mas também não o condena.

Uma matéria da TV local sobre o tema, que é a mesma mostrada no Jornal Hoje, inclusive com um biólogo desmentindo a afirmação de que formigas fazem estes desenhos:



Engraçado, essas pessoas acreditam que um poder sobrenatural brinca de fazer mensagens religiosas em folhas, mas não explicam o fato de pessoas amputadas não terem seus membros recuperados através de orações e milagres. Fazer aparecerem folhas de ouro nas árvores? Fazer as mensagens serem escritas com a seiva das plantas? Não. Fazem furinhos em folhas (certamente muitas pessoas participam disto) e depois dizem que foram as formigas. Como bem disse um amigo meu, "Javé não que forçar a fé de ninguém e por isso dá evidências estúpidas e racionalmente inaceitáveis para sua existência".

Leiam o artigo de 2007, da bióloga Eliane Evanovich, de quando o assunto esteve na mídia pela primeira vez:


Formigas Bordadeiras
Eliane Evanovich
29-Jan-2007
Atualizado em  08-Abr-2007
    Minha participação nesse programa (Boa noite Brasil) foi breve, por causa de algumas restrições que me foram impostas.

Uma delas foi, apenas colocar meu conhecimento de bióloga para esclarecer o caso, nada além disso. A segunda imposição era, não tentar colocar a Igreja Católica numa saia mais justa do que já se encontra, não apenas nesse caso, mas em inúmeras notícias que preenchem as páginas de jornais toda semana. Ora com fraudes, ora com escândalos sexuais envolvendo padres.

    O tema do programa foi "As formigas bordadeiras" (na realidade são formigas cortadeiras), que segundo a dona da residência esculpiriam salmos e imagens de Nossa Senhora em folhas de planta.
    A caracterização do caso como uma fraude já estava previamente feita, principalmente devido um falso diagnóstico que validava as imagens nas folhas como realmente feitas por formigas.Folha Seca O problema é que, a produção do programa ao entrar em contato com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocuz), órgão que segundo a dona da residência teria feito o laudo, negou qualquer participação no resultado ostentado. Depois foi descoberto que somente as fotografias dasb folhas foram feita na Fiocruz por um certo Dr. José Humberto Cardoso Resende (presidente do Centro Cindonológco dobBrasil), que também participou dos estudos do caso "Santo Sudário".

    Ao longo do programa, o apresentador fazia questão de repetir inúmeras vezes que sua fé era inabalável e davabmaior espaço às palavras do padre Antônio Maria, que afirmou presenciar algumas folhas serem bordadas pelas formigas,bmas nos bastidores confidenciou ao amigo e editor Carlos Bella , que nunca sequer ouvira falar no caso. Só tive essa informação após o termino do programa, o que não faria muita diferença, pois não poderia chamar publicamente o padre de mentiroso. Ele, como temente a um deus, deve ter rezado bastante pra pagar por seu deslavado e público embuste.

Um dos pontos que chamei atenção foi para os furos no caule de algumas árvores. Formigas apresentam mandíbulas cortadeiras e não fazem furos como mosquitos que atravessam as nossas peles. Parece que a fé de muitos dos presentes era de fato inabalável, como sempre repetia o apresentador, pois mesmo “;PAZ” escrito com “S”  não convenceu algumas pessoas a perceber a grosseira fraude.

    Agradeço a participação do padre Quevedo, que embora sempre falando da sua pseudo-parapsicologia, acabou colocando muitas coisas que eu gostaria de dizer no ar. Uma das coisas dita por ele foi o erro de português e a baixa qualidade nos desenhos. Se estes foram feitos por uma força divina, espera-se que sejam perfeitos, tal como seu criador e não rabiscos toscos como os expostos nas folhas.


Comentário do Celso:
Assisti à reportagem em uma emissora de televisão e, como não podia deixar de ser, foi tendenciosa deixando no ar se trata-se de fé burra ou um fato científico, não obstante os esclarecimentos do biólogo.
Os crentes, principalmente os católicos, tendem a ver imagem de seres imaginários em todas as coisas possíveis, mesmo indo contra o ensinamento de seu "livro de bolso" contra a iconoclastia.

Um comentário:

João Aliprandi disse...

Em primeiro lugar vale lembrar que a fé é do traido e a esperança é do caduco porque caducou de tanto esperar. Se a fé valesse e remove montanhas como dizem o mumdo seria plano. A religião atual é o mal que impera no mundo com o titulo de lapidar a quem precisa. São formadores de fanaticos e doentes mentais. Geralmente são pessoas que odeiam ler e que preferem que tudo venha da boca dos espertalhões, pastores e padres. Infelizmente é o mundo das aparências e das mentiras.