Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nasa anuncia veículo que substituirá frota de ônibus espaciais

A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta terça-feira um novo sistema de transporte para substituir a frota de ônibus espaciais, que deve ser "aposentada" até o final de junho.

O chamado MPCV (do inglês Multi-Purpose Crew Vehicle, ou "Veículo Tripulado para Múltiplos Propósitos") carregará até quatro astronautas em viagens com autonomia de até 21 dias.


Os procedimentos de subida e reentrada, afirma a Nasa, serão dez vezes mais seguros do que nos atuais ônibus espaciais.

Com um volume total de 690 pés cúbicos (aproximadamente 20 metros cúbicos) e área disponível para habitação de 316 pés cúbicos (9 metros cúbicos --menos que o espaço interno de um carro popular), o MPCV deverá ser lançado das bases atuais da agência e poderá pousar no oceano Pacífico, na costa do Estado da Califórnia.

Charles Bolden, administrador da Nasa, afirmou: "Estamos comprometidos com a exploração espacial humana além da órbita baixa da Terra e esperamos agora desenvolver a próxima geração de sistemas para nos levar lá."


O novo veículo deve responder aos anseios do programa espacial norte-americano, que desde o anúncio da aposentadoria dos ônibus espaciais confronta a perspectiva de depender de "caronas" na nave russa Soyuz.

A Nasa não especificou, porém, a data em que o MPCV vai entrar em operação.

Folha

A NASA agiu corretamente. Escolheu um veículo enxuto, que vai cumprir bem seu papel. Enquanto a iniciativa privada não toma conta das viagens espaciais, o que deve ocorrer em breve, é o melhor caminho. Ao menos não vai passar vergonha, dependendo da carona dos russos.

Nenhum comentário: