Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

Prefeitura do Rio recorre à superstição contra enchentes


Notícia do O Globo :


RIO - Quatro dias após o violento temporal que atingiu a cidade , o prefeito Eduardo Paes renovou na tarde desta terça-feira o convênio com a Fundação Cacique Cobra Coral, que presta assistência técnico-científica gratuita para o município em questões climáticas. O convênio, mantido com a subsecretaria de Águas (Rio-Águas), havia expirado no dia 28 de fevereiro. A cerimônia de renovação da parceria ocorreu em uma audiência com a médium Adelaide Scritori com Paes na sede da prefeitura, no Centro Administrativo da Cidade Nova.

- Infelizmente, a Fundação não foi acionada no forte temporal de sábado passado no Rio. O convênio com a prefeitura estava à espera de renovação mas temos um acordo em vigor com o governo do Estado. Mas a Defesa Civil do Estado também não nos alertou - disse Osmar Santos, porta-voz da Fundação Cacique Cobra Coral.

A médium Adelaide Scritori afirma incorporar o espírito do Cacique Cobra Coral, entidade capaz de influenciar no tempo. No passado, esse espírito já teria reencarnado como Galileu Galilei e como Abraham Licoln.

Osmar Santos acrescentou que, no encontro com o prefeito, a médium cobrou do prefeito medidas para conter os efeitos de chuvas fortes na cidade. Segundo Osmar, ela citou reportagem do GLOBO que com base em informações do Tribunal de Contas do Município, mostrou que os contratos de limpeza de rios chegaram a ficar 13 meses paralisados entre 2008 e o segundo semestre de 2009. . Paes teria se comprometido a verificar o que ocorreu.

- Nossa preocupação não é apenas com março. Para nós, o período chuvoso de verão vai até o dia 17 de maio - disse Osmar.

O prefeito pediu um relatório detalhado à Rio Águas sobre a limpeza e a dragagem de rios na cidade. Nas chuvas do último fim de semana, bairros nas proximidades desses rios alagaram. Segundo o prefeito, a Rio Águas informou que todos esses rios foram limpos até o segundo semestre.

- Recursos para isso existiam. O importante é que essa limpeza tenha sido feita antes do verão, e isso deve estar apontado no relatório da Rio Águas - afirmou Paes.

O documento deverá ser entregue nesta terça-feira pelo órgão.

Comentários:
Como um prefeito, que representa toda a cidade, compactua com uma crença tão absurda e sem evidências? Eduardo Paes devia recorrer aos serviços de meteorologia de verdade, não à crenças supersticiosas.
O texto jornalístico também está mal escrito, ao dizer que " esse espírito já teria reencarnado como Galileu Galilei e como Abraham Licoln". O certo seria dizer que a alegada médium afirma incorporar um "espírito"(sic). Um jornal não pode assumir a priori que espíritos existem, tampouco que existe mediunidade. Onde está a imparcialidade jornalística? Será que é uma posição do jornal "O Globo" assumir que mediunidade e espíritos existem?


Mas voltando ao tema em si, espero que a prefeitura não esteja gastando dinheiro com esta palhaçada.Torçamos que o Ministério Público fique de olho, porque dar dinheiro para "Fundação Cobra Coral" seria um grande escárnio com os contribuintes. Também fico espantado ao ver que nenhuma voz na mídia no Rio, seja na TV, nas rádios ou nos jornais questione tal acordo, perguntando quais são as evidências de que espíritos existem e quais as PROVAS de que esta "fundação" impede temporais. Também não há notícia de nenhum vereador no Rio que questione tal acordo. Podemos afirmar categoricamente que ninguém controla o tempo e que o prefeito do Rio está fazendo este teatro todo porque não realizou obras satisfatórias contra enchentes.
Quais serão os interesses por trás deste acordo? Quem está ganhando o que de verdade?
Já critiquei um acordo semelhante feito pelo prefeito de São Paulo. Agora o prefeito do Rio o acompanha nesta estultice. Até quando teremos governantes perdendo tempo com misticismo? Fica a pergunta.







Nenhum comentário: