Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Shopping de São José impede entrada de adolescentes descompanhados



Matéria do Vnews:

Mais um shopping tentou barrar a entrada de adolescentes desacompanhados dos pais. Desta vez foi o Centervale Shopping, e mais uma vez a discussão vem à tona: existe o direito de ir e vir em estabelecimentos privados abertos ao público. Mas qual o limite para esses adolescentes? 
Muitas vezes eles entram em bando, provocam brigas e incomodam quem quer utilizar os serviços. Sexta-feira é assim: o ponto de encontro dos adolescentes é o shopping.

Ao chegar na entrada do shopping, eles encontram guardas limitando a passagem, solicitando documentos, revistando mochilas. Tudo isso feito pela segurança particular do shopping. “O segurança disse que eu deveria estar acompanhado de 'maior', nem com RG pode entrar. Nós programamos toda sexta para vir curtir aqui e agora não pode entrar”, diz um menor.

Um dos pais se irrita com a postura do shopping. Até a Polícia Militar foi acionada. “Eu acho que existe o direito de ir e vir para tudo quanto é lugar. Eu tenho que vir lá da Vista Verde para pagar uma conta. Ela veio aqui pagar uma conta com o namorado dela”, reclama. 


Comentários:
É uma medida claramente inconstitucional, que impede o direito de qualquer cidadão ir e vir. Se existem alguns adolescentes bagunceiros, que expulsem os culpados do shopping quando houverem problemas. Impedir que eles circulem livremente por causa de uma minoria é uma medida arbitrária e injusta. Obviamente a maioria dos adolescentes não oferece nenhum risco ao estabelecimento, logo cabe ao Ministério Público questionar esta atitude do shopping. Cabe a este utilizar sua segurança para coibir atitudes desordeiras, como quando adolescentes consomem bebidas alcóolicas , quando ocorrem brigas etc. Criar impedimentos para todos os menores de idade entrarem desacompanhados é algo extremamente descabido e injusto.
A medida também é economicamente burra. Basta pensar na quantidade de dinheiro que as lojas, a praça de alimentação e o cinema deixa de arrecadar ao perder este grande público, que notoriamente gosta de esbanjar. Será que ninguém percebeu isto?
Não consigo compreender como um shopping tão antigo consiga criar uma má-publicidade destas proporções.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Comentários:
É uma medida claramente inconstitucional, que impede o direito de qualquer cidadão ir e vir. Se existem alguns adolescentes bagunceiros, que expulsem os culpados do shopping quando houverem problemas. Impedir que eles circulem livremente por causa de uma minoria é uma medida arbitrária e injusta."

Cara, você está muito tempo em casa. Experimenta ir ao shopping um desses dias e vai ver que não bem assim como vc "acredita"... o que vem acontecendo nestes shoppings não é coisa de uma "minoria", mas sim de uma GRANDE MAIORIA de VANDALOS DELINQUENTENS que infelizmente resolveram frequentar estes lugares afim de causar confusão, lugares estes em que os seus "administradores" já perderam o controle da situação a tempos, por isso virou matéria. =]

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Os shoppings então que aumentem o número de seguranças.
Se existem bagunceiros, tem que punir eles, chamar os pais e por aí vai.
Você quando tinha 17 anos era bagunceiro? Não, né?
Com certeza se incomodaria ao ser barrado e culpado por algo que outros fizeram,
mas não você.

Fala que a maioria dos adolescentes é delinguente é bobagem.