Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cobra coral e as chuvas


Leio no Portal R7 que várias prefeituras do Brasil, como a de São Paulo, recorrem a uma fundação "mediúnica" chamada Cobra Coral, que alega proteger com espíritos as cidades das grandes chuvas, impedindo catástrofes.
Como pode a superstição e a credulidade ingênua ter tanto destaque em esferas de governo? Não há nenhuma diferença entre isto e os governos da Grécia antiga, que recorriam às pitonizas para prever o futuro.
Segundo esta fundação, que supostamente passa para as prefeituras alertas metereológicos, o espírito de um índio maluco passa a previsão do tempo para elas. Agora, vamos ser claros:
-não existem evidências científicas de que espíritos existem;
-sendo assim, não existem evidências de que existem pessoas que falam com espíritos;
-muito menos existem provas de que a tal fundação passa alertas metereológicos de verdade "vindos do além" ou que evitam catástrofes, basta ver a quantidade de chuvas que atingiu recentemente São Paulo.

Até quando políticos darão prestígio para a credulidade tola? Tal fundação ainda afirma controlar o clima do planeta. Qualquer um pode criar uma fundação "espiritual", ler a previsão do tempo em sites como o do Inpe e depois dizer que previu. Brilhante. Espero que este tipo de superstição seja enxotada das esferas governamentais e da sociedade o quanto antes. Estamos no século XXI, já não há mais espaço para crendices de que "espíritos controlam o tempo".

Nenhum comentário: