Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

Bobagens em doses homeopáticas



Em um debate sobre homeopatia em uma comunidade do orkut, um alegado médico homeopata tentou usar o seguinte argumento:


"Procure ler Hahanemann, Voisin, James T.Kent, Francisco Eizayaga, Barthel, Vijnovisky, e tantos outros...Depois quem sabe poderemos conversar..."


Ou seja, ele afirma que eu deveria ler livros antigos e ultrapassados pró-homeopatia para poder questionar esta e refutá-lo.
Consultei o cientista biomédico e professor de fisiologia da USP e da UNICAMP Renato Sabbatini, conhecido por seu excelente trabalho na refutação de pseudociências, para saber se esta argumentação era válida.
Eis o que ele disse, com exclusividade para o blog "Jornalisticamente falando":




"Os homeopatas sempre apelam para um bando de "autoridades" que não tem nenhuma respeitabilidade cientifica na medicina, alguns sendo de 2 séculos atrás, como o Hahnemann. A "teoria" da homeopatia é um conjunto confuso de inverdades, aformações erradas, coisas que nunca foram e nunca serão provadas, como a tal "memória da água". violações diretas das leis físicas e quimicas (como o numero de Avogadro). A principal explicação dada pelos homeopatas à patologia das doenças é ridicula: a teoria dos comichões (coceira), do Hahnemann. Se eu, como professor de fisiologia da USP e da UNICAMP, usasse um livro texto de 1790 para dar minhas aulas, seria expulso por incompetência da universidade e vaiado pelos alunos. Mas é o que os homeopatas fazem tranquilamente. É um absurdo tão grande, existir isso no Século XXI, que nem vale a pena comentar. É que 99% dos médicos fazem, aliás, por medo de represálias. Como eu não sou médico, falo o que quero. 


Como "ciência" (sic) clínica, a homeopatia nunca conseguiu comprovar efeitos maiores do que o placebo. Quem fala que só porque cavalos, gatos e cães, e bebês pequenos são afetados ("vítimas", segundo os homeopatas, sendo que o placebo, como o proprio nome diz, faz bem, tem efeito terapeutico), não tem a menor idéia do que é placebo.
Os homeopatas não encaram nem respondem, com raras e honrosas exceções aos meus desafios, porque não tem argumentos. Um homeopata famoso escreveu que ele consegue transmitir o espirito homeopático (seja lá o que for isso) por disquete ou internet. Depois dessa, eu acredito em duendes e mula sem cabeça, também.




O professor Associado do Programa de Engenharia Biomédica da UFRJ Renan Mortiz concorda: "Eles ainda não tinham o conhecimento e o preparo que 200 anos de pesquisa geraram. Será que ainda vale  a pena ler os alquimistas para entender a química?
Ou os astrólogos de Babilonia para entender o Big Bang?", indaga Renan.

Recomendo os seguintes artigos:


Porque a Homeopatia Funciona


2 comentários:

Anônimo disse...

depois que um monte de gente tomou uma overdose de remédios omeopáticos eu percebi que é uma besteira se tratar com homeopatia..

RhinaLsD disse...

Realmente, se bolinha de açúcar resolvesse alguma coisa...

Por que homeopatia não cura câncer?