Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Seu celular pode estar transformando você em um belo egoísta



Você é uma pessoa egocêntrica? Você gasta uma enorme quantidade de tempo em seu celular?

Um estudo preliminar da Universidade de Maryland sugere a resposta para essas duas perguntas diriam que o egoísmo está diretamente relacionado com o tempo que você gasta com seu celular.

Os pesquisadores Anastasiya Pocheptsova, Rosellina Ferraro e Ajay Abrãao, queriam olhar os efeitos do uso do telefone celular sobre o comportamento pró-social – ou seja, comportamento que é positivo, útil e/ou benéfico para os outros, seja uma única pessoa ou a sociedade como um todo. Então eles cercaram um grupo de estudantes de vinte e poucos anos que cursavam universidade e pediram-lhes para passar algum tempo com seus telefones celulares.

De acordo com o portal Baltimor Sun, os pesquisadores descobriram que um curto período de uso de celular fez com que as pessoas tivessem menos vontade a participarem voluntariamente de uma atividade de serviço à comunidade, comparadas aos do grupo controle. As pessoas também estavam menos dispostas a trabalharem em problemas de palavras – mesmo quando eles sabiam que resolvendo problemas de palavras ganhariam dinheiro que seria doado para instituições de caridade.

Estranhamente, o comportamento anti-social poderia ser desencadeado pelo simples fato das pessoas terem que esboçar um retrato de seu telefone celular, refletindo sobre como usá-los.

“O celular evoca sentimentos de conectividade com os outros, cumprindo assim a necessidade humana básica de pertencer”, explicaram os autores em um comunicado na Universidade de Maryland. Os cientistas estão basicamente dizendo que seu telefone celular funciona como uma espécie de buraco negro para sua conduta socialmente ocupada.





Se envolver com seu celular por um período de tempo suficientemente longo provoca necessidade no cérebro para se conectar com os outros e “empenhar-se no comportamento empático e pró-social”. Estas necessidades sociais são preenchidas, embora prejudique a sociedade real, contando com menor participação das pessoas.

Os cientistas alertam que este é apenas uma prévia do estudo, pois ele ainda não foi publicado em nenhuma revista científica.




Jornal Ciência

Nenhum comentário: