Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Carros vão ter etiqueta de consumo de combustível semelhante à usada em geladeira



Agora é para valer: os consumidores brasileiros terão um parâmetro oficial para avaliar a economia dos automóveis. A partir de abril, os carros vendidos aqui trarão no para-brisa um selo de eficiência energética igual ao que já é usado em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.

O cálculo parte dos resultados da quarta fase do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de veículos, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, ao qual o GLOBO teve acesso com exclusividade.
— O consumidor terá mais fatores para avaliar um veículo. Será um item de decisão na compra — prevê Marcos Borges, coordenador do programa do Inmetro.

A partir de 15 de abril, todos os modelos que se submeteram ao PBE serão obrigados a expor a etiqueta enquanto estiverem nas lojas.
O visual do adesivo, baseado em notas e faixas de cores, já ficou bem conhecido nos eletrodomésticos. A partir do ano que vem, a etiqueta dos automóveis trará também os dados de emissão de CO2, como já ocorre na Europa.


O Globo

Comentário do Celso:
Seremos o primeiro país do mundo a colocar selos em carroças tecnológicas.

Nenhum comentário: