Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Denúncia: Quando vão parar de estacionar o carro na calçada?





Quando as pessoas vão deixar de ser folgadas e descobrirem que a calçada não é delas? Por que essa gente se acha no direito de estacionar o carro na calçada, atrapalhando a passagem dos pedestres? E se vier um cadeirante ou alguém de muletas ou bengala? Azar e tem que passar pelo meio da rua?
Na hora que precisa, não aparece nenhum marronzinho pra multar um "motorista" destes.

Código de trânsito:
Art.181. Estacionar o veículo: (...)
IV - em desacordo com as posições estabelecidas neste Código: Infração - média; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo; (...)
VIII - no PASSEIO ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo.
Nota-se que pelo CTB, estacionar em local proibido é uma infração média, onde o motorista recebe quatro pontos na carteira, multa R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos) e remoção do veículo. No caso de estacionar em cima da calçada, além do veículo ser removido, de acordo com a medida administrativa, a infração gera o pagamento da multa de R$127,39 (cento e vinte e sete reais e trinta e nove centavos) e a perda de 5 (cinco) pontos na carteira de habilitação.

O veículo estacionado na calçada pela falta de consciência do motorista, representa uma afronta à segurança do pedestre, que perde a calçada para caminhar e fica vulnerável com a entrada e saída dos carros parados no recuo.

Um comentário:

MONTEIRNHO disse...

Boa tarde,

Gostei do seu blog,pois só aqui teremos voz pra conseguir com que as outras pessoas escutem o que falamos,moro no RJ no bairro de Rocha Miranda ao lado do 9° batalhão de policia militar,que fica localizado na rua tacaratu,aqui não temos calçada em nenhum dos lados da rua,são dois quarteirões de abusivos carros em cima das calçadas dessa rua,todos de policias militares,isso nos abriga a andar nas ruas e quase sempre sermos atropelados pelas proprias viaturas,que ao sairem ou entrarem no batalhão sempre em alta velocidade.
Cadeirantes,pessoas idosas,mulheres gravidas com crianças de colo ou até memso com carrinho de bebe,passam por esse sufoco,junto a mim ea outros moradores a mais de 30 anos compativeis a minha idade,isso é uma pouca vergonha,pois todos fingem não ver com medo desses infratores omissos a lei.

Agradeço o espaço.