“Fui falar com o gerente, que me pediu desculpas. Porém, é um episódio lamentável que desculpas somente não resolvem, e sim a saúde pública”, protestou Mattos no relato enviado ao Eu-Repórter.
Segundo o Giraffas, as unidades que recebem reclamações pertinentes são punidas, “conforme previsto no contrato de franquia.” A empresa garantiu que, diante de casos do tipo, a empresa realiza investigações “independentes e próprias (...), o que pode envolver também os fornecedores da empresa”. De acordo com a companhia, “os responsáveis pelos restaurantes possuem obrigação contratual de seguir as normas estipuladas pelo Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF da Anvisa”, além de padrões próprios adotados pela rede.
A empresa também afirmou manter “uma equipe de consultores próprios que fazem a fiscalização de todas as franquias da rede para se certificarem da correta aplicação das normas do manual de Boas Práticas de Fabricação pelos restaurantes”, além de contar com uma “consultoria externa contratada que realiza trabalhos de vistoria técnica de conformidade e de cliente oculto em todas as suas unidades.” Clientes podem fazer reclamações diretamente à rede pelo telefone 4003-1551.
A Vigilância Sanitária municipal disse realizar “vistorias de rotina” no estabelecimento em intervalos de, em média, dois meses, mas não informou até o começo da noite desta quarta (8) quando visitou a filial do Giraffas no West Shopping pela última vez. No dia 19 de outubro do ano passado, a loja teve sua câmara frigorífica interditada durante uma operação do órgão. Técnicos retornaram ao local dias depois para desinterdição da câmara.
O consumidor pode fazer denúncias e reclamações à Vigilância Sanitária municipal pelo telefone 1746.
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