Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Resenha do filme "Os Muppets"



Atualmente, os executivos da indústria de Hollywood têm uma obsessão gigantesca por desenhos oligofrênicos ultra-agitados, filmes de luta e com tecnologia de ponta. A vonta dos Muppets neste novo filme mostra que é possível contar uma história de qualidade apenas com bonecos e atores caricatos.

Os personagens de feltro extremamente simples criados na década de 1950 por Jim Henson foram trazidos para o século 21 com um excelente roteiro de Nicholas Stoller e Jason Segel.

A história começa com um garoto chamado Walter (que é um Muppet!), que busca trazer a trupe original de bonecos de volta à ativa. Quando ele viaja com seu irmão Gary (Jason Segel) à Los Angeles, visita o antigo estúdio dos bonecos, que está para ser destruído pelo malvado executivo da indústria do petróleo Tex Richman (Chris Cooper). Juntamente na aventura, está a namorada de Gary, Mary (Amy Adams).

Eles vão até a casa do agora um tanto triste e saudosista sapo Caco (ou Kermit), que conta que a turma dos Muppets não se reúne há muitos anos. Caco não quer que seu antigo estúdio seja destruído, então decide reunir os amigos para um último show, a ser transmitido pela TV.

As cenas onde eles vão reunir os Muppets são hilárias. Gonzo virou o dono de uma indústria que produz privadas, Animal está com Jack Black em um hospício, tendo que evitar a qualquer custo a bateria que sempre o enlouqueceu, Fozzie virou um decadente artista de Stand Up em um bar pé-de-chinelo, Miss Piggy virou editora de uma revista de moda em Paris etc.

O filme têm várias críticas à própria indústria do entretenimento. Quanto os bonecos vão atrás das emissoras de TV em busca de um canal que transmita seu show, é mostrado que as mesmas não estão interessadas em qualidade, e sim no lucro simples e rasteiro.

As piadas dos bonecos funcionam com rapidez, tanto para crianças quanto para os adultos. Não poderiam faltar as costumeiras lições edificantes , nos discursos de Caco e os números musicais um tanto forçados, mas este é o padrão da Disney e o filme não poderia fugir desta regra. Nada disso atrapalha o andamento da história, como na cena antológica onde Beaker e outros cantam “Smells like teen Spirit”, em um número de barbearia com Jack Black, que grita “vocês estão estragando uma das melhores músicas de todos os tempos”.A história traz referências retrôs que talvez as crianças não entendem, como quando o "Robô anos 80" de Caco disca seu modem interno, fazendo o velho barulho de conexão discada que assolou os internautas por tantos aos.

“Os Muppets” voltam em grande estilo e sem dúvida merecem voltar para a programação da TV, para combaterem idiotices japonesas e programas completamente sem-graça. Trailer:

Nenhum comentário: