Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Petrobras encontra petróleo e gás na Amazônia





A Petrobras encontrou indícios de petróleo e gás natural em dois poços terrestres na bacia do Solimões, no Amazonas. As primeiras descobertas de petróleo na região da Amazônia ocorreram ainda na década de 1950. A bacia do Solimões é a terceira bacia sedimentar em produção de óleo no Brasil, com uma reserva estimada de 132 milhões de barris de petróleo.

A empresa registrou a descoberta na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última quinta-feira (22). Entretanto, ainda não comunicou ao mercado o volume encontrado e, portanto, se a reserva é viável para comercialização.

Empresa divulgou planejamento para o próximo ano

Nesta quarta-feira (21), a empresa anunciou também que irá investir R$ 8,26 bilhões em 2012 na modernização das indústrias de refino.

Já na área de abastecimento, a empresa pretende entregar no próximo ano o primeiro navio construído no Brasil para a utilização em afretamentos de longo prazo.

Ainda no início de 2012, a Petrobras prevê o início da produção nacional de PTA (ácido tereftálico purificado) com a partida da primeira unidade do Complexo Petroquímica Suape, em Pernambuco. O PTA é a base da cadeia de poliéster. No segundo semestre entrará em operação a unidade de PET que, com uma produção de 450 mil toneladas por ano, será capaz de dobrar a oferta interna desta resina.

Em 2012 estão previstos a conclusão da construção e entrada em operação de dois terminais de GLP (gás de cozinha) e C5+ (combustível natural utilizado pela indústria petroquímica) em Barra do Riacho (ES) e nas Ilhas Redonda e Comprida (RJ). Estes novos terminais permitirão o aumento da capacidade de escoamento de líquidos de gás natural, oriundos da crescente produção da Petrobras.

UOL

Comentário do Aurelio:
Em breve teremos o faniquito dos eco-chatos e isto prova novamente a necessidade do Brasil reforçar suas forças armadas. Além do Pré-Sal e de todas as riquezas biológicas da Amazônia, agora acharam petróleo nela, o que obviamente aumenta a cobiça dos urubus norte-americanos.

Nenhum comentário: