Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Canadá proíbe naturalizações de mulheres cobertas com burca ou niqab


O Canadá anunciou nesta segunda-feira (12) que não permitirá que seus novos cidadãos utilizem burcas, niqabs ou outros véus que cobrem o rosto durante as cerimônias de naturalização, e qualificou a prática como "extravagante".

O ministro de Cidadania do Canadá, Jason Kenny, anunciou que a medida será adotada de forma imediata e que todos os juízes que realizarem cerimônias de naturalização no país receberão ordens para impedir que as mulheres utilizem estes véus.

Em entrevista à rede de televisão estatal "CBC", Kenny justificou a decisão alegando que "a prática é muito comum", e negou que as muçulmanas que utilizam véus integrais o façam por motivos religiosos.

"É uma tradição cultural que reflete uma visão sobre a mulher que não aceitamos no Canadá", disse Kenny, que acrescentou que quando as mulheres muçulmanas vão à Meca em sua peregrinação anual, não precisam cobrir o rosto.


Decisão mais que acertada das autoridades canadenses. Querem se naturalizar em um país ocidental? Que adotem os costumes desse país!

Nenhum comentário: