Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Após suspensão de indulto, detentos de Pernambuco terão festa pré-Réveillon



Para aliviar a tensão causada pela suspensão do indulto de fim de ano, os detentos da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá (PE), a 45 km de Recife, ganharam um bônus do Estado. Nesta sexta-feira (30), uma festa pré-Réveillon será realizada, com shows musicais e visita íntima das mulheres.

As saídas temporárias de 1.800 presos do regime semiaberto foram suspensas pelo governo do Estado há duas semanas. A determinação foi justificada afim de "preservar a integridade do reeducando". Segundo o secretário de ressocialização, Romero Ribeiro, nesta época tradicionalmente aumenta o número de crimes. A medida foi criticada pelo Ministério Público Estadual.

Na festa desta sexta, os reeducandos poderão receber as mulheres para assistir a cinco shows de artistas locais. Além disso, até o fim de semana haverá realização das visitas íntimas e de familiares no sábado (31) e no domingo (1º).

Segundo a Seres (Secretaria de Ressocialização) de Pernambuco, os artistas que vão se apresentar não cobraram cachê. A programação musical terá a participação da banda Só Brega, dos MCs Sheldon e Leozinho e dos cantores Augusto César e Andreia Melo. Além dos shows, os reeducandos terão um dia de atividades de lazer.

Ribeiro afirmou que todas as ações são para compensar a suspensão do indulto de Ano Novo e proporcionar uma maior ressocialização entre os presos e suas famílias. “Eles estão ansiosos com esta ação. No Natal, realizamos uma ceia, com a presença de alguns familiares, e o clima foi tranquilo”, disse.

Além da festa, a Seres vem realizando outras atividades para que os presos tenham mais contato com as famílias e a sociedade, como a realização de palestras e atividades religiosas. “Aumentamos também mais um dia de visita íntima neste mês, que antes ocorria apenas na quarta. E agora ocorre no sábado também, além das visitas de familiares aos domingos”, destacou Ribeiro.

Os reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto têm direito a 35 saídas temporárias, em dias não-consecutivos, por ano. A lei de Execuções Penais garante esse direito para que haja ressocialização dos apenados com as famílias e a sociedade.

Segundo Ribeiro, as saídas voltarão a ser liberadas já em janeiro, quando terminam as atividades de fim de ano e o calendário de 2012 entrará em vigor. “Queremos preservar a vida dos nossos reeducandos, pois nesta época do ano é tradicional o aumento de crimes e assassinatos. Para contermos esses índices, suspendemos as saídas, mas compensamos com a realização dessas ações sociais dentro da penitenciária”, ressaltou o secretário.
Bebidas apreendidas

Na última quarta-feira (28), dois dias antes de ser realizada a festa de pré-Réveillon dentro da unidade prisional, a direção da penitenciária de Itamaracá apreendeu bebidas alcoólicas –84 latões e 95 latas de aguardente, quatro garrafas de uísque, além de 37 latas de cerveja– que estavam dentro de um carro pertencente a um dos apenados do semiaberto. A Seres informou que está investigando se a a apreensão pode ter ligação com a realização da festa, pois o reeducando que é dono do carro trabalha numa distribuidora de bebidas.

Segundo Ribeiro, durante a festa dentro da penitenciária de Itamaracá não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas.


BOL


Comentário do Aurelio:
Esse é o Brasil.
Pessoas passam fome em um estado pobre, mas presos vagabundos têm direito à indultos e festas pagas com dinheiro público

Comentário do Celso:
As estatísticas informam que cerca de 10% dos detentos que recebem indultos não retornam os presídios; os senhores juízes que os soltarem deveriam ser responsabilizados criminalmente pelos atos desses criminosos.

Nenhum comentário: