Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2011

Remédio deve ficar mais caro em SP com mudança de tributo





Uma mudança no sistema de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de medicamentos pode aumentar os preços dos genéricos de 7% a 15% no Estado de SP. A estimativa é da Pró Genéricos (associação brasileira dos fabricantes do setor).


A alteração começa a valer em 1º de janeiro de 2012. Em linhas gerais, o governo passará a determinar a base de cálculo do ICMS a partir do preço máximo de um medicamento permitido pelo governo ao consumidor.

Hoje, essa conta é feita a partir do valor que a farmácia paga ao fornecedor do remédio, que pode dar a ela o desconto que desejar.

Com a mudança, aumenta o valor sobre o qual incide o ICMS que permanece em 18%. Assim, embora a alíquota não seja modificada, a quantia arrecadada com o imposto na venda desse tipo de remédio sobe.

Folha de SP

Comentário do Aurelio:
Como sempre, os aposentados e os mais pobres vão se dar muito mal, assim como pessoas que precisam comprar remédios de uso contínuo.  Os preços dos medicamentos no Brasil são criminosos. Os governos enchem os cofres com mais dinheiro e impostos sobre mercadorias as quais as pessoas dependem para viver e danem-se os consumidores, que precisam dos mesmos. 

Uma medida totalmente questionável do governo Alckmin, que deveria intervir para evitar isto.


Outro dia o governo federal se preocupou em abaixar os impostos dos CDs e dos DVDs. Ou seja, a prioridade sobre o que deve ter menos impostos está errada.

Nenhum comentário: