De meados da década de 1980 até o início da de 1990, os telefones instalados nos quartos geravam cerca de 2% dos lucros dos hotéis, que cobravam a maior taxa legalmente permitida, informa o consultor da indústria de hospedagens Ted Mandigo.
Mas agora, um hotel gasta US$ 3 para cada US$ 1 gerado por telefones fixos nos quartos, já que os hóspedes passaram a usar seus celulares.
Esse aparente anacronismo custoso não pode ser evitado, devido a necessidade de serviços de segurança e comodidade dos hóspedes, diz Bjorn Hanson, professor do Centro Tisch para a Gestão de Hospedagem, Turismo e Esportes da Universidade de Nova York.
"Estamos presos a eles", diz David Kong, executivo-chefe da rede hoteleira Best Western, que mantém mais de 4.000 hotéis pelo mundo.
Afinal, hóspedes utilizam os telefones dos quartos se precisam pedir serviço de quarto, chamadas como despertador e necessidades de emergência. Mas os hóspedes usam seus celulares para a maior parte das ligações externas.
"Nunca usei um telefone de hotel", diz por exemplo o parisiense François Genow, 23, enquanto fotografava na região de Times Square, em NY.
Em Nova York, há uma taxa de cerca de US$ 1,50 para fazer uma ligação local a partir de um hotel, que também pode cobrar uma taxa de cerca de US$ 4 para conectar-se a uma operadora de longa distância.
ADAPTAÇÃO
Ao menos, o hóspede que decide usar o telefone do quarto, pode frequentemente fazer isso a partir da cama, mesa ou quarto, já que instalar telefones múltiplos é barato uma vez que o sistema esteja no local, diz o consultor Ted Mandigo.
Como adaptação, hoje, muitas grandes redes de hotéis estão explorando aplicativos para smartphones que hóspedes poderiam usar para pedir serviço de quarto e chamadas-despertador, diz Hanson, da Universidade de Nova York, mas são ainda experiências preliminares.
A próxima fonte de lucros do quarto a desaparecer deverão ser os filmes pay-per-view, que hóspedes podem trocar por opções mais econômicas em seus laptops, acrescenta Mandigo.
Nunca me utilizei dos telefones dos quartos de hotéis para fazer chamadas justamente pelos preços extorsivos cobrados. Bem feito, a ganância da rede hoteleira foi vencida pelos celulares!
Nenhum comentário:
Postar um comentário