Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Despensa minimalista




O que não pode faltar quando não temos "nada" no armário da cozinha:
- Sal
- Azeite de oliva, de preferência um bom extra virgem
- Alho
- Ovos
- Pão
- Vários pacotes de massa. Ou um, pelo menos, de spaghetti
- Parmesão, pecorino, grana ou qualquer outro queijo ralável
- Salsinha
Com esses ingredientes você pode preparar alguns grandes clássicos da cozinha italiana e matar a fome com categoria.
 
Se quiser ser absolutamente minimalista, a bruschetta (brusqueta) é o seu prato:  encha o fundo de um prato com azeite, corte fatias não muito finas de pão (2cm), de preferência italiano e amanhecido e sem descascar, corte dentes de alho ao meio (1 metade para cada fatia de pão).  Coloque a fatia de pão na frigideira já quente e dê uma selada nos dois lados. Retire e em seguida esfregue o alho na superfície do pão quente. Coloque no prato com azeite, espere absorver, vire do outro lado e dê uma borrifada de sal. Se quiser, regue com mais um pouco de azeite. Coma quente, exalando perfume.

****

Pasta aglio e olio
(10 minutos para a massa e 2 para o molho. Se você tiver prática, pode fazer o molho enquanto a massa cozinha)

Para 200 gramas de massa:
3 dentes de alho picados. Corte ao meio (no sentido do comprimento), retire o miolinho do alho porque é um pouco indigesto  e só então pique em pedacinhos.
Se gostar, salsinha picada (o equivalente a um pires de café cheio). Se não gostar muito de salsinha, use um ramo para colocar no prato e dar só o perfume.
Leve um caldeirão ao fogo com 2 litros e meio de água. Quando a água ferver, acrescente um punhado de sal e a massa (200 gramas= duas pessoas) e assim que estiver quase ao dente (leia o tempo na embalagem e retire um minuto antes), escorra muito bem.
Coloque em uma panela grande o azeite de oliva extra virgem em quantidade suficiente para cobrir o fundo. Deixe esquentar um pouco em fogo médio e acrescente os dentes de alho picados. Espere até que ganhem uma corzinha, adicione a massa e misture e misture até que todos os fios fiquem envoltos pelo azeite e brilhantes (experimente para ver se o sal está a seu gosto e corrija se necessário). Desligue o fogo. Espalhe a salsinha picada (se gostar) e misture com a massa quente, só para amolecer um pouco. Regue com azeite e se quiser e gostar, espalhe ainda pimenta do reino, de preferência moída na hora porque fica mais perfumada. Os italianos mais ortodoxos não costumam acrescentar queijo ralado, mas cada um faz como quer.
Versão dois: Aglio, olio e peperoncino (pimenta vermelha pequena, seca, vendida em vidrinhos)
Siga a receita anterior e depois que o alho estiver rosado, acrescente 3 ou quatro pimentas secas picadas ou quebradas no tamanho que você prefere ver no seu prato. Dê uma refogada ligeira para que soltem gosto e continue seguindo a receita acima. Se não gostar de pimenta, evite cortar. Dê uma refogada no azeite e retire. Fazendo assim o azeite fica perfumado, mas não picante. Não acrescente pimenta do reino moída mas regue com azeite antes de servir.
Atenção: você pode e deve adaptar a quantidade de alho, azeite, peperoncino e salsinha ao seu gosto. Imagine o prato pronto na sua frente e observe o que você gostaria de ver dentro dele. Essa é a quantidade que você deve colocar na hora de preparar e que faz toda a diferença. Quanto mais simples o prato, mais evidente fica a "mão" do cozinheiro, não tenha medo de se revelar.

Nenhum comentário: