Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

A inutilidade da Hora do Planeta (de novo!)







São Paulo apagará as luzes na Hora do Planeta 2011

A cidade de São Paulo confirmou sua adesão à Hora do Planeta 2011. Participante do movimento global desde a sua primeira realização no Brasil, em 2009, a cidade apagará luzes de monumentos e ícones no próximo dia 26, de 20h30 às 21h30 (hora local) para mostrar sua preocupação com o meio ambiente e a saúde do planeta.

- Cada ano vamos agregando novos monumentos paulistanos, e assim aumentando a participação da cidade de São Paulo na Hora do Planeta -  afirmou o prefeito Gilberto Kassab, ao confirmar a adesão da cidade. Este ano serão apagados em São Paulo: a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), o Obelisco do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal e o Estádio do Pacaembu. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, re-inaugurada no último mês de janeiro, também terá suas luzes apagadas.

Presente na solenidade, o presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, afirmou que a participação da cidade de São Paulo é fundamental para a disseminação da Hora do Planeta no Brasil, e consequentemente a conscientização da população brasileira para a ameaça das mudanças climáticas. "A meta da Rede WWF era conquista a adesão das 25 megacidades do mundo, o WWF-Brasil contribuiu para ultrapassar essa meta com a inclusão de São Paulo ao movimento", disse Souza.

Até o momento, 35 cidades, incluindo 8 capitais, formalizaram a adesão à Hora do Planeta 2011. A maior parte delas também participa pela terceira vez. Outras 17 prefeituras encontram-se já na fase final de entrega do documento, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados. As outras sete capitais que aderiram são Aracaju (SE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Rio Branco (AC) e Campo Grande (MS). A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), representando 400 municípios, é parceira da Hora do Planeta no Brasil neste ano.




Esta campanha é inútil e não serve para absolutamente nada. Nem no Brasil, nem no exterior. Para começar, a maior fatia da matriz energética do Brasil é gerada pelas hidrelétricas. Ou seja, é uma energia limpa, que não causa danos ao meio ambiente se comparada à matrizes energéticas de outros países, como a da China, que vive basicamente do carvão. Estando já a energia GERADA, de nada adianta meia-dúzia de pessoas apagarem a luz durante uma hora. É uma medida que não resolve nada. É uma manifestação inócua, que em geral é adotada por pessoas que brincam de apagar a luz e durante o resto do ano não abre mão de seus carros, não usam mais o transporte coletivo e que não separam o lixo corretamente.


Por que a WWF não vai peitar a China, que é uma das maiores responsáveis pelo lançamento de gases tóxicos na atmosfera? Por que esta ONG demagoga não pressiona os governos à fomentarem a indústria dos automóveis elétricos, que poderiam efetivamente colaborar com a diminuição da poluição?
Se as pessoas também procurassem pesquisar quais empresas não respeitam o meio-ambiente e parassem de consumir seus produtos, também fariam algo real contra o aquecimento global, ao contrário de ficar brincando de apagar a luz feito bobalhão.

Provavelmente poucas pessoas vão aderir a este modismo inútil da hora do planeta, mas ele poderia causar um efeito contrário. Se durante uma hora houvesse uma queda realmente drástica no consumo de energia, quando os aparelhos fossem religados seria exigida uma carga maior das estações distribuidoras de energia elétrica, sobrecarregando o sistema e aumentando o consumo, propiciando um efeito contrário ao desejado pelos aspirantes à amiguinhos do Capitão Planeta.




Inteligente mesmo é comprar produtos que economizam energia elétrica, como os com estes selos:
Selo indicativo de produto que consome menos energia




Selo que deve ser observado em qualquer produto elétrico: Prefira os que possuam a classificação "A", que indica melhor utilização da energia elétrica.



 


Algumas dicas REAIS de como se pode auxiliar o meio-ambiente:


1) Todos sabemos (mas às vezes esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.


2) Reutilize a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar seu carro.


3) Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis, em vez de descartáveis, ajuda muito na redução de resíduos.


4) Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.


5) Prefira fraldas de pano em lugar das descartáveis, que ficam anos acumuladas em lixões.


6) Compre bebidas em garrafas reutilizáveis (de vidro ou alumínio), ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.


7) Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, em lugar de folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.


8) Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores, pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.


9) Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia.


10) Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.


11) Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir suas emissões de carbono é minimizar o uso de automóveis. Ao invés de dirigir, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

Se você não tem outra opção senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus regulados na pressão correta para reduzir o consumo do seu carro.

Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se for ficar parado por um período longo.
Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, se você quiser contribuir com o meio ambiente, acelere gradualmente e tente manter uma velocidade constante.


12) Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou de isopor não-biodegradáveis.

Deixe um copo de vidro e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.


13) Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.


14) Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.


15) Quando for imprimir, imprima frente e verso.

A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.


16) Reduza as emissões de carbono do seu escritório, configurando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os ao final do dia.


17) Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência, banheiros e áreas que não estão sendo utilizadas.


18) Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.


19) Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.


20) Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.


21) Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.


22) Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.


23) Recicle, Reduza e Reutilize.





É sempre interessante descobrirmos que mais pessoas notam a inutilidade deste "movimento".
No excelente blog "Mundo em Colapso", podemos ler o seguinte:




"No dia 27 de março, as 20:30h (horário de Brasília) algumas pessoas bem intencionadas e espalhadas pelo mundo desligarão a energia elétrica de suas casas por uma hora. Na esperança de estarem protestando contra o suposto aquecimento global, muitas destas pessoas apagarão as luzes sem saber muita coisa sobre quem está por trás do tal evento.

A WWF pede: "Desliguem seus aparelhos de ar-condicionado, suas mega geladeiras, seus aquecedores elétricos, televisores, computadores, lâmpadas e telefones sem fio, mas apenas por uma hora, se é que vocês podem aguentar". Quem patrocina essa iniciativa (que não resolve nada, mas lucra bastante) são empresas como a Coca-cola, a Tim, a Walmart e o banco HSBC. Estariam estas empresas realmente preocupadas com algo além de mais lucros? Não responda agora, espere pra quando for comprar mais um refrigerante.

Tudo bem que alguns espertos de alguma esperta ONG internacional resolvam sugar um pouco de grana das megacorporações, e façam o que bem entenderem dela, afinal, a vida é pra curtir! Mas só pra esclarecer: eu não sou comunista, eu bebo coca-cola e demoro mais de 5 minutos no banho, só acho um pouco estranho protestar com a ajuda financeira e apoio dos alvos do protesto.

Essa coisa toda me deixa rabugento pois eu sei que não passa de uma furada, mas, se você acha que não, tudo bem. No dia 27 de março, às 20:30h (horário de Brasília), desligue a energia elétrica, abra uma latinha de Coca-Cola que você comprou em algum supermercado da Walmart e ligue pra seus amigos com o seu celular TIM que você recarregou no caixa eletrônico do HSBC para dizer que está participando da Hora do Planeta!"





Um comentário:

Celso F. Araujo disse...

Besteira pura mesmo.
Se você não usa energia elétrica, ou usa menos como no caso, não paga pelo que não utiliza.
No sistema de geração de energia, em caso de queda de consumo, comportas sao fechadas e turbinas ou geram menos energia ou param de energia: não há economia de energia.